Projeto cria Programa Nacional de Inclusão de Jovens no Campo — Rádio Senado

Projeto cria Programa Nacional de Inclusão de Jovens no Campo

LOC: PROJETO DE LEI EM ANÁLISE NO SENADO CRIA O PROGRAMA NACIONAL DE INCLUSÃO DE JOVENS NO CAMPO, O PROJOVEM CAMPO.  

LOC: O OBJETIVO É INCENTIVAR A PERMANÊNCIA DOS JOVENS NO CAMPO E A FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES RURAIS. REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

(Repórter) O Programa Nacional de Inclusão de Jovens no Campo, o “Projovem Campo - Saberes da Terra” prevê o pagamento de bolsa auxilio para jovens que vivem em áreas rurais e tenham o interesse de seguir carreira em atividades ligadas à agricultura e à pecuária. Assim como ocorre no Projovem Trabalhador, do Ministério do Trabalho e Emprego, o programa concede uma ajuda de custo para a realização de cursos de capacitação desde que mantenha uma frequência mínima de 75 por cento nas atividades ensinadas. Para o autor do projeto, senador José Agripino, do Democratas do Rio Grande do Norte, a medida tem como objetivo promover o empreendedorismo rural. 

(José Agripino) “O Jovem que mora no campo e se dedica a atividade rural é esquecido. Eu preparei dois projetos. Um garante durante certo tempo, ao jovem que completou o ensino fundamental uma remuneração de R$250,00 por até um ano para que ele faça cursos de empreendedorismo rural voltado para a sua atividade a atividade na qual ele tem vocação”. 

(Repórter) Para ter acesso ao auxílio, o jovem entre 16 e 29 anos precisa ter concluído o ensino fundamental ou cursando o ensino médio. Agripino acredita que o projeto vai aumentar a presença de jovens em atividades rurais. 

(José Agripino) “Eu não tenho nenhuma dúvida que na medida em que você cria um elemento de estimulo à presença do jovem como empreendedor no campo, você fixa o jovem no campo e o objetivo do projeto é esse também”. 

(Repórter) O projeto aguarda o recebimento de emendas para posterior definição de relator na Comissão de Educação, Cultura e Esporte. 
12/03/2015, 06h40 - ATUALIZADO EM 12/03/2015, 06h40
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00