CPI para investigar morte de jovens deve começar a funcionar ainda este mês — Rádio Senado

CPI para investigar morte de jovens deve começar a funcionar ainda este mês

LOC: VAI COMEÇAR A FUNCIONAR AINDA NESTE MÊS A COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO PARA INVESTIGAR A MORTE VIOLENTA DE JOVENS NO BRASIL. 

LOC: O ANÚNCIO FOI FEITO PELO SENADOR PAULO PAIM, DO PT DO RIO GRANDE DO SUL. OS PARLAMENTARES DEVEM VISITAR DIVERSAS CIDADES BRASILEIRAS PARA FAZER UM DIAGNÓSTICO E PROPOR SOLUÇÕES PARA COMBATER ESTE TIPO DE VIOLÊNCIA. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC: Deve começar a funcionar até o final de março a Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar as mortes violentas de jovens no Brasil, especialmente de negros. O anúncio foi feito pelo senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, que discutiu o assunto com o presidente do Senado, Renan Calheiros, acompanhado de lideranças jovens e do movimento negro. Paim explicou que os parlamentares devem visitar diversas regiões do país para fazer um diagnóstico e apresentar sugestões para combater este tipo de violência 

(PAIM) É isso que nós queremos, queremos ir à Bahia, ir ao Rio, São Paulo, ao Rio Grande do Sul, claro, vamos trabalhar, pesquisar e ver o que está acontecendo que este verdadeiro genocídio de nossa juventude. 

(REPÓRTER) Segundo dados oficiais, sete em cada dez jovens assassinados são negros e a chance de um adolescente negro ser morto é quase quatro vezes maior do que a de um jovem branco. O levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ainda revela que entre 2013 e 2016 cerca de 36 mil pessoas entre 12 e 18 anos serão assassinadas. Paulo Paim lamentou a banalização da violência. 

(Paim) Os números que nós temos são assustadores. A nossa juventude está sendo massacrada, assassinada, e nada é feito. Claro, a ampla maioria são jovens negros e isto vai aparecer no trabalho. Mas nós resolvemos fazer uma CPI de combate ao assassinato da juventude brasileira. Brancos, negros, índios. Tudo vira estatística.  

(REPÓRTER) Após a instalação, A CPI terá um prazo de 180 dias para apresentar um relatório final dos trabalhos.
12/03/2015, 01h35 - ATUALIZADO EM 12/03/2015, 01h35
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00