Congresso mantém mais de trezentos vetos e reajuste do Imposto de Renda — Rádio Senado

Congresso mantém mais de trezentos vetos e reajuste do Imposto de Renda

LOC: COM NOVAS REGRAS, O CONGRESSO NACIONAL MANTÉM MAIS DE TREZENTOS VETOS PRESIDENCIAIS.  

LOC: ENTRE ELES ESTÁ O DA CORREÇÃO À TABELA DO IMPOSTO DE RENDA, QUE NÃO SERÁ DE SEIS E MEIO POR CENTO PARA TODAS AS FAIXAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC ( 0312C04 Hérica T:2.25): Após mais de dez horas de discussão, a base aliada conseguiu manter mais de trezentos vetos. A equipe econômica alertou para os prejuízos nas contas públicas no caso de derrota. Entre os vetos mantidos estão o que reduziria para 6% a contribuição previdenciária paga pelos empregadores e trabalhadores domésticos e o que corrigiria em 6,5% a tabela do Imposto de Renda. Diante da ameaça de derrubada desse veto, o governo negociou com o Congresso Nacional e encaminhou uma medida provisória que reajusta entre 4,5 a 6,5% as faixas de cobrança do IR. Mas para o presidente do Democratas, senador José Agripino Maia, do Rio Grande do Norte, essa proposta não atende aos contribuintes. 

(Agripino) Com a inflação superior a 7,5%, o mínimo que o governo poderia garantir era uma correção de 6,5%. E o que o governo está dando é uma esmola, baixando de 6,5; para 5,5 e até chegando ao redor de 4,5%. Ou seja, é um confisco. REP: O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, no entanto, argumentou que a correção diferenciada foi a possível ao citar o cenário de estagnação da economia.

(H.Costa) Neste momento sim. Isso não significa que não podemos no ano que vem termos uma compensação. Acreditamos que neste ano o quadro econômico deve se estabilizar. É possível que tenhamos um crescimento da arrecadação e nada mais justo que na correção da tabela do Imposto de Renda do ano que vem quem sabe não possamos ter uma compensação.  

REP: Ainda nessa sessão, os deputados chegaram a derrubar o veto que garantiria a empresas sediadas no Nordeste uma conta de luz mais barata. Mas ele acabou mantido durante a apreciação pelo Senado, apesar da mobilização da bancada nordestina. Numa votação acirrada, a jornada dos psicólogos não foi reduzida. Essa foi a primeira sessão do Congresso Nacional em que a apreciação de vetos foi feita em cédula eletrônica, com votação aberta no painel e com a divulgação do resultado imediata. 

Da Rádio Senado, 



.
12/03/2015, 01h47 - ATUALIZADO EM 12/03/2015, 01h47
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00