Com acordo fechado, aprovação do Orçamento Geral da União é adiada para terça-feira — Rádio Senado

Com acordo fechado, aprovação do Orçamento Geral da União é adiada para terça-feira

LOC: O PRESIDENTE DO CONGRESSO NACIONAL CONVOCA PARA A PRÓXIMA TERÇA-FEIRA A VOTAÇÃO DO ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO PARA 2015. 

LOC: O GOVERNO E A OPOSIÇÃO JÁ FECHARAM UM ACORDO PARA A APROVAÇÃO DO PROJETO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC ( 0312C03 Herica T:1.51): O Orçamento Geral da União de 2015 deveria ter sido aprovado em dezembro. Mas as eleições adiaram a votação para este ano. O atraso, no entanto, possibilitou, pela primeira vez, que deputados e senadores eleitos pudessem destinar verbas do governo federal para obras e projetos em seus estados. Cada parlamentar contará com R$ 10 milhões. O projeto estava na pauta da última sessão do Congresso Nacional. Mas segundo o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, os líderes partidários solicitaram o seu adiamento após dez horas de apreciação de mais de trezentos vetos. 

(Renan_Orçamento) Os líderes pediram para adiar a sessão para votarmos o Orçamento na terça-feira. Não é que não havia acordo, nem ameaça de obstrução nem do lado da oposição nem do lado governo. Mas ambos pediram para marcarmos uma sessão para a próxima terça-feira. 

REP: O líder do governo, senador José Pimentel do PT do Ceará, lamentou a decisão dos colegas ao ressaltar a importância da aprovação imediata do Orçamento. 

(Pimentel Orçamento) Sou um daqueles que entende que está passando da hora de votarmos o Orçamento. A pauta estava livre e poderia ser perfeitamente votado hoje à noite. Mas o presidente do Congresso achou por bem encerrar a sessão e convocar uma nova sessão para terça-feira. 

REP: O vice-líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira de São Paulo, reiterou que a oposição não criará dificuldades para o governo aprovar o Orçamento deste ano. 

(Aloysio_Orçamento) Pelo contrário, queremos votar logo isso. Faz tempo que estamos insistindo para votar porque o País precisa ter Orçamento. Como se fala em ajuste fiscal, se o País não tem Orçamento. É uma loucura. Estamos vivendo no mundo de loucos. 

REP: Até a aprovação e sanção do Orçamento Geral da União, o governo federal só pode gastar 1/12 avos da receita do Orçamento do ano anterior. Diante da crise financeira, a equipe econômica reduziu esse limite para 1/18 avos. 

Da Rádio Senado,
12/03/2015, 02h08 - ATUALIZADO EM 12/03/2015, 02h08
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00