CDH discute mudanças nos direitos trabalhistas das MPs 664 e 665 — Rádio Senado

CDH discute mudanças nos direitos trabalhistas das MPs 664 e 665

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DISCUTIU COM SINDICATOS E FEDERAÇÕES DE TRABALHADORES AS MUDANÇAS NOS DIREITOS TRABALHISTAS DAS EMEPES 664 E 665. 

LOC: OS PARTICIPANTES PEDEM O CANCELAMENTO DAS MUDANÇAS E UM CANAL DE DIÁLOGO COM O GOVERNO ANTES QUE AS ALTERAÇÕES COMECEM A VALER. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS 

TÉC: Esta é a segunda reunião promovida pela CDH para discutir as medidas provisórias que alteram pagamento de benefícios aos trabalhadores como forma de diminuir os gastos da previdência. Para o presidente da comissão, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, as decisões do governo prejudicam a parte mais frágil da população. 

(Paulo Paim) “Agora tirar simplesmente uma formula da cartola em que a corda arrebenta do lado mais fraco é inaceitável. Essas medidas entram em choque com o que sempre pregamos. Penso que eu estamos diante de dois pesos e duas medidas”. 

(Repórter) Todos os representantes de centrais sindicais que participaram da audiência criticaram a forma como o governo apresentou as mudanças, sem antes discutir com os representantes dos trabalhadores. O representante da Central Única dos Trabalhadores, Valeir Ertle, aproveitou a chance para criticar a desoneração da folha de pagamento. Na opinião dele, a desoneração não impediu as demissões nas empresas e nem foi revertida em redução de preços para os consumidores. 

(Valeir Ertle) “Tem que ser feita uma mesa de negociação com as centrais sindicais ... vocês viram as empresas reduzirem preços?não!”. 

(Repórter) Os participantes do debate pediram que o governo cancele as medidas provisórias e amplie a discussão com a sociedade, para buscar outras formas de fazer o reajuste fiscal. A Medida Provisória 664 altera benefícios como aposentadoria, pensão e auxilio doença, entre outros. Já a medida provisória 665 modifica os benefícios garantidos aos pescadores artesanais. As duas emepês foram editadas em dezembro de 2014. As alterações só serão votadas pelo Congresso depois de análise por uma comissão formada por deputados e senadores. O senador Paulo Paim já apresentou 43 emendas aos textos, entre elas o pedido da extinção do fator previdenciário. Da Rádio Senado...
12/03/2015, 03h46 - ATUALIZADO EM 12/03/2015, 03h46
Duração de áudio: 02:18
Ao vivo
00:0000:00