Aloysio Nunes é eleito presidente da Comissão de Relações Exteriores — Rádio Senado

Aloysio Nunes é eleito presidente da Comissão de Relações Exteriores

LOC: O SENADOR ALOYSIO NUNES FERREIRA, DO PSDB DE SÃO PAULO, FOI ELEITO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL PARA O BIÊNIO 2015/2016. 

LOC: A LIDERANÇA DO BRASIL NA AMÉRICA LATINA, A REAPROXIMAÇÃO COM OS ESTADOS UNIDOS, AS RELAÇÕES COM A UNIÃO EUROPÉIA E CHINA, E MUDANÇAS NO MERCOSUL ESTÃO ENTRE DESAFIOS A SEREM TRATADOS PELA COMISSÃO. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: Aloysio Nunes Ferreira destacou que assume a presidência da Comissão de Relações Exteriores em um momento de divergências profundas quanto aos rumos da política externa brasileira, tradicionalmente pautada por consenso. Para ele, é preciso deixar o partidarismo de lado e questionar o caminho que o atual governo tem traçado para o Brasil no cenário internacional. Entre os desafios à frente da comissão, ele destacou o relacionamento com a China, cuja presença cada vez mais forte na América Latina, junto com a redução dos preços das commodities, tem prejudicado as exportações brasileiras. O senador também espera uma reaproximação com os Estados Unidos, após o distanciamento causado pelas denúncias de espionagem; o fortalecimento de acordos bilaterais, a fim de estimular o comércio, e a troca de tecnologias. Ele apontou também para a necessidade de melhorar o complexo industrial de defesa no Brasil. Quanto ao Mercosul, o novo presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional disse que há questionamentos sobre o formato atual do bloco, e a necessidade de uma reforma. 

(ALOYSIO) O Mercosul passa por dificuldades gravíssimas, não apenas no campo da política, quando violações sistemáticas dos compromissos democráticos que constam do tratado de assunção, mas pela violação constante de regras estabelecidas para reger nosso intercambio comercial e me refiro especialmente à Argentina. Parece que a exceção está se tornando regra. 

(REPÓRTER) Aloysio Nunes informou que o novo chanceler Mauro Vieira já se prontificou a comparecer em audiência pública na Comissão. A primeira reunião com pauta de votação será na manhã desta quinta-feira.
10/03/2015, 01h32 - ATUALIZADO EM 10/03/2015, 01h32
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00