Senado deve ter sessão especial para discutir soluções à crise econômica — Rádio Senado

Senado deve ter sessão especial para discutir soluções à crise econômica

LOC: UMA SESSÃO ESPECIAL DO SENADO VAI DISCUTIR A CRISE ECONÔMICA NO BRASIL E OS POSSÍVEIS CAMINHOS.  

LOC: A PROPOSTA FOI APRESENTADA PELO SENADOR ROBERTO REQUIÃO, DO PMDB DO PARANÁ. REPÓRTER. CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

TÉC: O Senado deverá realizar uma sessão temática com diversos pesquisadores desenvolvimentistas para discutir soluções para a crise econômica. A proposta foi apresentada pelo senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, que afirma ser necessária a correção urgente dos rumos da economia brasileira: 

(REQUIÃO) Resta pouca margem de manobra para a presidente Dilma na macroeconomia. Eu acho que isso se deve a erros no governo do Lula com aplicação da política monetarista no momento, em que ele podia pagar a dívida pública brasileira e nos livrar dessa dependência e mais recentemente essa desvairada medida de ajuste fiscal do Joaquim Levy. 

(REPÓRTER) O senador citou o caso da Grécia, que em 2010, antes de aplicar as medidas econômicas recessivas, tinha uma dívida de 104% do seu Produto Interno Bruto. Agora, após o pacote recessivo, a dívida atinge 140% do PIB, ou seja, para pagá-la, a Grécia teria que destinar toda a riqueza gerada por sua economia durante um ano e meio, aproximadamente. No caso brasileiro, Requião afirma que não adianta descobrir os culpados, mas, sim, resolver a crise. 

(REQUIÃO) Pouco me importa a autocrítica do governo. O problema é um fato concreto, precisamos de um ajuste fiscal e precisamos de um projeto de nação para o país. Mas a continuar a política do Levy, nós iremos para o caminho da Grécia. 

(REPÓRTER) Foram convidados para a sessão temática os economistas Carlos Lessa e Marco Henrique Monteiro de Castro e o engenheiro de produção Darc Antônio da Luz Costa. A data para a sessão ainda não foi marcada.
06/03/2015, 01h00 - ATUALIZADO EM 06/03/2015, 01h00
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00