CRA vai discutir na próxima quinta movimento dos caminhoneiros — Rádio Senado

CRA vai discutir na próxima quinta movimento dos caminhoneiros

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA VAI DISCUTIR NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA O MOVIMENTO DOS CAMINHONEIROS. 

LOC: O DEBATE DEVERÁ CONTAR COM REPRESENTANTES DE CAMINHONEIROS, EMPRESAS DE TRANSPORTE, PRODUTORES RURAIS, AUDITORES DO TRABALHO, COOPERATIVAS E DO GOVERNO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O movimento dos caminhoneiros que chegou a bloquear algumas estradas nas últimas semanas será o tema da primeira audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária em 2015. A sugestão partiu do senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul. 

(MOKA) Nós estamos num País em que a logística se baseia no transporte rodoviário e um movimento como esse realmente traz prejuízos muito grandes. Mas eu insisto em dizer que nós temos de ter solidariedade. E nessa audiência pública, acho que nós tínhamos de discutir políticas públicas para médio e longo prazo, porque esse assunto é mais complexo do que a gente imagina. 

(REPÓRTER) Blairo Maggi, senador do PR de Mato Grosso, reforçou a necessidade do debate por conta das várias nuances do movimento. 

(BLAIRO) Não é um movimento só pelo óleo diesel, só pela baixa de frete, mas é um movimento, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, de reivindicação, de uma maneira geral, até da condição de trabalho de cada um desses trabalhadores do volante que rodam nas estradas brasileiras. (REP): O senador Lasier Martins, do PDT do Rio Grande do Sul, acredita que o assunto vai merecer muita atenção ao longo do ano. 

(LASIER) Acho que a criação de uma comissão para tratar desse assunto é muito importante. Os caminhoneiros têm suas razões. Eles têm sido muito prejudicados. Há uma redução considerável na produção industrial no Brasil. Se há redução da produção industrial, há menos cargas. Se há menos cargas, há menos renda para os caminhoneiros. 

(REPÓRTER) O senador Welington Fagundes, do PR de Mato Grosso, deverá propor que a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária crie uma subcomissão de Logística, Transporte e Armazenamento. O debate sobre o movimento dos caminhoneiros está marcado para as oito da manhã da quinta-feira dia 12 de março.
06/03/2015, 12h13 - ATUALIZADO EM 06/03/2015, 12h13
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00