Projeto torna obrigatório ensino de cidadania para alunos do ensino médio — Rádio Senado

Projeto torna obrigatório ensino de cidadania para alunos do ensino médio

LOC: O ENSINO DA DISCIPLINA DE CIDADANIA PODE SE TORNAR OBRIGATÓRIO PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 

LOC: É O QUE PREVÊ UM PROJETO DE LEI APRESENTADO PELO SENADOR REGUFFE, DO PDT DO DISTRITO FEDERAL. REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

TÉC: O projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB, para tornar obrigatório o ensino de “cidadania” durante os três anos do ensino médio. O objetivo do texto é o de conscientizar a população sobre os direitos e deveres dos brasileiros desde o Ensino Fundamental. O autor do projeto, senador Reguffe, do PDT do Distrito Federal, disse que a cidadania deve ser ensinada na escola em conjunto com as disciplinas básicas. 

(Reguffe) Tão importante quanto à escola ensinar matemática e português é a escola ensinar a criança a ser cidadã. Ensinar os princípios básicos da Constituição Federal, ensinar a importância de se exigir uma nota fiscal, ensinar para que serve um deputado, para que serve um senador, para que serve um governador e qual a diferença da função de um para a função do outro. 

(Rep.) Pela proposta, os conteúdos obrigatórios da disciplina devem abordar temas como direito do consumidor, noções de educação fiscal, cidadania, democracia, direito constitucional e as atribuições de deputados, senadores, prefeitos, governadores e do Presidente da República. Para Regufe, a população que não conhece os direitos não tem condições de exigi-los. 

(Reguffe) Uma população que não conhece nem a leia maior do seu país, que dirá as outras leis. Uma população que não conhece os seus direitos não tem como exigi-los. Isso deveria ser ensinado na escola. 

(Rep.) O projeto aguarda apresentação de emendas para posterior definição de relator na Comissão de Educação, Cultura e Esporte.
03/03/2015, 06h32 - ATUALIZADO EM 03/03/2015, 06h32
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00