Senado cria CPI das Próteses — Rádio Senado

Senado cria CPI das Próteses

LOC: AS DENUNCIAS SOBRE A MÁFIA DAS PRÓTESES VAI SER TEMA DE UMA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO NO SENADO.  

LOC: O REQUERIMENTO DE CRIAÇÃO DA CPI FOI LIDO NA SESSÃO PLENÁRIA DA SEXTA-FEIRA. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS.  

TÉC:  O Senado deve investigar as denúncias sobre irregularidades nos procedimentos médicos de colocação de órteses e próteses. O senador Magno Malta, do PR do Espírito Santo, pediu a instalação de uma CPI para tratar do assunto. Segundo o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, que presidia a sessão, o passo seguinte à leitura do pedido, será a indicação dos integrantes da comissão. 

(Paulo Paim) “Os requerimentos que vou ler contêm subscritores em número suficiente para constituir a Comissão Parlamentar de Inquérito. Nos termos do art. 145, do Regimento Interno, será publicado para que produza os devidos efeitos após a leitura. Para a Comissão Parlamentar de Inquérito constituída, a Presidência fará, oportunamente, as designações, de acordo com as indicações que receber das Lideranças”. 

(Ana) A CPI das próteses terá sete membros titulares e cinco suplentes. Os parlamentares terão um prazo de 180 dias para investigar irregularidades e crimes relacionados às cirurgias de implantação de órteses e próteses. Na sua justificativa, o autor do pedido, senador Magno Malta, mencionou uma reportagem de televisão com a denúncia da atuação da chamada Máfia das Próteses, compostas por médicos, representantes comerciais e fabricantes de produtos médico-hospitalares. Os médicos indicam procedimentos desnecessários com o intuito de aumentar a venda superfaturada de produtos em troca de comissões. As medidas geram gastos excessivos para o sistema de saúde e colocam a vida de pacientes em risco.
27/02/2015, 03h51 - ATUALIZADO EM 27/02/2015, 03h51
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00