MPs do ajuste fiscal serão debatidas em ciclo de audiências — Rádio Senado

MPs do ajuste fiscal serão debatidas em ciclo de audiências

LOC: AS MEDIDAS PROVISÓRIAS DO AJUSTE FISCAL SERÃO DEBATIDAS EM CICLO DE AUDIÊNCIAS.

LOC: GOVERNO NÃO DESCARTA A POSSIBILIDADE DE MUDANÇAS NOS DOIS TEXTOS. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER MARCELLA CUNHA. 

TÉC: Duas comissões mistas devem ser instaladas em março para analisar as medidas provisórias 664 e 665. Apesar de já estarem valendo, elas ainda precisam ser votadas no Congresso Nacional. As MPs alteram os critérios para concessão de pensão por morte e auxílio doença; e aumentam o rigor para a concessão do abono salarial, do seguro-desemprego e do seguro-defeso dos pescadores artesanais. O senador José Pimentel, do PT do Ceará, afirmou que é preciso aprofundar o debate sobre as medidas. Para tentar construir um consenso sobre a questão, serão promovidos ciclos de audiências públicas nas comissões. 

(Pimentel): O Governo está se reunindo com as centrais sindicais, mas o foro muito claro para este debate é o Congresso Nacional. E eu pessoalmente tenho uma compreensão de que todas as matérias moralizadoras que estão nas duas medidas provisórias, que têm como objetivo combater fraudes, combater desvios, nós deveremos aprovar com ampla maioria de votos e vamos conseguir isso. 

(REP) O líder do PT no Senado, Humberto Costa, de Pernambuco, afirmou que o partido está disposto a fazer algumas concessões em relação a temas considerados polêmicos. 

(Humberto): Eu acredito que é possível fazer uma pequena mudança no que diz respeito às pensões por morte, é possível algumas mudanças no que diz respeito a questão do seguro desemprego e talvez até mesmo em relação ao abono salarial.

(REP) O tempo necessário para o trabalhador pedir o seguro-desemprego pela primeira vez foi triplicado. Já a pensão por morte do cônjuge só será paga a quem comprovar dois anos de casamento ou união estável. O Governo espera economizar 18 bilhões de reais por ano caso as medidas sejam aprovadas.
27/02/2015, 07h15 - ATUALIZADO EM 27/02/2015, 07h15
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00