Vanessa quer criar o disque-denúncia do trabalhador — Rádio Senado

Vanessa quer criar o disque-denúncia do trabalhador

LOC: TRABALHADORES, APOSENTADOS E PENSIONISTAS PODEM GANHAR UM NOVO CANAL PARA BARRAR FRAUDES EM BENEFÍCIOS. 

LOC: O PROJETO QUE CRIA O DISQUE-DENÚNCIA DO TRABALHADOR FOI APRESENTADO PELA SENADORA VANESSA GRAZZIOTIN, DO PC DO B DO AMAZONAS. REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

(Repórter) As fraudes nos programas de amparo ao trabalhador como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS, e seguro-desemprego poderão ser denunciadas por meio do Disque-Denúncia do Trabalhador. É o que prevê projeto apresentado pela senadora Vanessa Grazziotin. Na justificativa do texto, a senadora do PC do B do Amazonas argumenta que a medida é necessária para combater os desvios de recursos diante da crise econômica enfrentada pelo país. Para Vanessa Grazziotin, o projeto também é uma maneira de garantir a manutenção desses benefícios. 

(Vanessa Grazziotin) “Você vai assegurar que aquele dinheiro reservado para o amparo do trabalhador seja usado exclusivamente para o amparo do trabalhador, e não desviado pela fraude. Do contrário, isso faz com o que os trabalhadores venham a perder os benefícios que por ventura tenham”. 

(Repórter) Pela proposta, qualquer cidadão poderá denunciar de forma anônima e por telefone as fraudes em benefícios destinados aos trabalhadores, aposentados e pensionistas. Vanessa Grazziotin destaca que a ideia é encorajar os trabalhadores a denunciar as fraudes. 

(Vanessa Grazziotin) “Dificilmente um trabalhador tem a coragem, publicamente ou se deslocar até o Ministério, para denunciar qualquer coisa. Mas, se ele tiver a sua disposição um mecanismo fácil como esse, sem dúvida nenhuma ele vai denunciar”. 

(Repórter) A proposta está em análise na Comissão de Assuntos Sociais.

PLS 30 de 2015
26/02/2015, 04h20 - ATUALIZADO EM 26/02/2015, 04h20
Duração de áudio: 01:32
Ao vivo
00:0000:00