Líderes têm até sexta para apresentar projetos de reforma política — Rádio Senado

Líderes têm até sexta para apresentar projetos de reforma política

LOC: OS LÍDERES PARTIDÁRIOS TÊM ATÉ SEXTA-FEIRA PARA APRESENTAREM OS PROJETOS DE REFORMA POLÍTICA. 

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO QUE VOTAR MUDANÇAS NOS SISTEMAS POLÍTICO-ELEITORAL NA PRÓXIMA SEMANA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, solicitou aos líderes partidários que entreguem até sexta-feira uma sugestão de projetos da Reforma Política a serem votados imediatamente. Ele citou alguns pontos que poderão ser apreciados. 

(Renan Calheiros) Vamos votar na próxima semana a Reforma Política. Eu vou até sexta-feira receber as indicações dos partidos. Mas desde logo vamos votar a desincompatibilização dos cargos do Executivo para disputar a reeleição. Vamos votar o fim das coligações proporcionais e vamos apreciar o voto majoritário nas eleições municipais com mais de 200 mil habitantes. 

(Repórter) O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, afirmou que o partido está disposto a negociar diversos pontos para que a Reforma Política seja aprovada. 

(Humberto Costa) A questão de um sistema eleitoral possa se fazer de forma proporcional com votação em lista, o financiamento público exclusivo e outras medidas. E o PT precisará flexibilizar sua posição para conseguirmos algumas conquistas. Entre elas é possível fazer um financiamento misto, público de um lado com o fundo partidário e privado para pessoas físicas. Seria um avanço. 

(Repórter) O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, de Minas Gerais, disse que o partido tem pronta a proposta de Reforma Política. 

(Aécio Neves) Há um consenso no partido em relação ao mandato de 5 anos e o fim da reeleição; o fim das coligações proporcionais para dar maior legitimidade àqueles que vierem a ser eleitos. O PSDB defende também o voto distrital misto como alternativa ao voto proporcional para garantir uma presença mais próxima do eleito ao eleitorado. 

(Repórter) O Senado já debateu esses assuntos numa comissão especial de Reforma Política.
25/02/2015, 09h24 - ATUALIZADO EM 25/02/2015, 09h24
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00