Ataídes defende fim do financiamento privado de campanhas — Rádio Senado

Ataídes defende fim do financiamento privado de campanhas

LOC: O SENADOR ATAÍDES DE OLIVEIRA, DO PSDB DE TOCANTINS, DEFENDEU O FIM DO FINANCIAMENTO PRIVADO DE CAMPANHAS. 

LOC: PARA ATAÍDES, AS DOAÇÕES DE EMPRESAS TÊM UM ALTO CUSTO PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA. REPÓRTER FRANCISCO COELHO.  

TÉC: Durante a sessão temática sobre reforma política, o senador Ataídes de Oliveira, do PSDB de Tocantins, defendeu mudanças no financiamento das campanhas eleitorais. Em plenário, ele disse que 70 por cento dos deputados federais receberam doações de empresas citadas na “Operação Lava Jato”, que investiga suspeitas de desvios de recursos em contratos da Petrobrás. Para o senador, o financiamento de campanhas por meio de empresas privadas pode comprometer a aprovação de projetos importantes para a população.  

(Ataídes) Os 70% da Câmara Federal, hoje, devem suas eleições a 10 ou 12 empresas. Eu pergunto: será que esses Deputados serão capazes de julgar algum projeto contra esses patrões? Esse é um caso muito sério. 

(Repórter) Ataídes de Oliviera defendeu uma reforma política capaz de promover uma profunda mudança no sistema eleitoral brasileiro e que faça os parlamentares pensarem nas próximas gerações e não nas próximas eleições. 

(Ataídes) Já foi dito que um político pensa na próxima eleição. Uma estadista pensa na próxima geração. Este Parlamento precisa de estadistas neste grave momento da vida nacional. Por isso, a reforma política torna-se urgente, é de extrema necessidade. 

(Repórter) O financiamento de campanhas é um dos pontos mais polêmicos da reforma política em discussão no Congresso Nacional.
25/02/2015, 03h25 - ATUALIZADO EM 25/02/2015, 03h25
Duração de áudio: 01:34
Ao vivo
00:0000:00