Projeto que propõe voto distrital para vereador vai ser novamente analisado — Rádio Senado

Projeto que propõe voto distrital para vereador vai ser novamente analisado

LOC: O PROJETO QUE PROPÕE O VOTO DISTRITAL PARA VEREADORES, VAI SER ANALISADO NOVAMENTE NO SENADO. 

LOC: O ANÚNCIO FOI FEITO NA MANHÃ DESTA TERÇA FEIRA, PELO PRESIDENTE DO SENADO DURANTE A SESSÃO TEMÁTICA QUE DISCUTIU A REFORMA POLÍTICA. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS.  

TÉC: Pela proposta de 2011 as cidades com mais de 200 mil eleitores deverão dividir o município em distritos eleitorais conforme o numero de cadeiras disponíveis na câmara municipal. Cada partido poderá indicar um candidato por distrito para a eleição. Segundo o senador Aloysio Nunes, do PSDB de São Paulo, autor da proposta, a medida reduz os gastos com a campanha eleitoral e permite mais proximidade do eleitor com o seu representante. 

(Aloysio Nunes) Isso promoveria uma mudança muito, muito profunda no sentido da legitimidade do mandato do vereador. Isso levaria a uma mudança da cultura dos partidos políticos, que seriam levados a se enraizar nos Municípios, a se aproximar na vida das comunidades locais. 

(REPÓRTER) O senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, afirmou que é contra a adoção do voto distrital para outros cargos eletivos, mas concorda com a adoção do sistema para a eleição dos vereadores dos municípios de porte médio e grande. 

(Roberto Requião) O voto distrital é interessante – e eu lamento de não ter estado presente na reunião da CCJ em que o Senador Aloysio propôs o seu modelo -- para vereança. Acho que ele é extremamente apropriado para uma cidade de mais de 200 mil habitantes. 

(REPÓRTER) O projeto original foi rejeitado pela CCJ em maio de 2014, mas recebeu uma emenda de plenário. Com isso, a matéria continua em análise. Segundo o presidente do Senado Renan Calheiros, a medida já está pronta para inclusão na Ordem do Dia. 
24/02/2015, 05h04 - ATUALIZADO EM 24/02/2015, 05h04
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00