Lideres se reúnem na terça para tentar definir presidência das comissões — Rádio Senado

Lideres se reúnem na terça para tentar definir presidência das comissões

LOC: OS LÍDERES PARTIDÁRIOS DEVEM SE REUNIR NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA PARA A INSTALAÇÃO DAS COMISSÕES NO DIA SEGUINTE. 

LOC: A DISTRIBUIÇÃO DO COMANDO DOS COLEGIADOS OBEDECERÁ AO CRITÉRIO DO TAMANHO DAS BANCADAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC (Repórter): O líder do PMDB, senador Eunício Oliveira, do Ceará, anunciou para terça-feira uma última rodada de conversas com as demais lideranças da Casa a fim de acertar as indicações dos partidos para a presidência e vice-presidência das doze comissões permanentes. Responsável pelas negociações após a disputa pelos cargos da Mesa Diretora, Eunício acredita num entendimento com base no critério da proporcionalidade partidária. 

(Eunicio) É fácil fazer o entendimento porque não quebra a regra da proporcionalidade que eu venho defendendo desde a eleição para a presidência. Acho que o Senado tem que voltar à tranquilidade e a sua tradição que é de manter a regra regimental, que é a da proporcionalidade e do entendimento. 

(Repórter): Pelo menos dois acertos deverão ser feitos até terça-feira. Pelo tamanho das bancadas, PDT e PSB têm direito a uma Comissão. E ambos partidos desejam a de Educação. Já o PT, que pretende continuar no comando das Comissões de Assuntos Econômicos e de Direitos Humanos, por uma estratégia política, poderá optar pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, que é uma das escolhas do PSDB. O líder do PT, senador Humberto Costa de Pernambuco, disse que continuará com as conversas.

(H.Costa) Esperamos que haja acordo e entendimento. Esperamos que não precisemos enfrentar o que enfrentamos na disputa pela Mesa. O PT, em princípio, pretende ficar com as que já tem: a CAE e a de Direitos Humanos. Repórter: O líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima da Paraíba, avisou que o partido não aceitará ficar de fora do comando das comissões. 

(Cássio) O PSDB, como todos os partidos aqui representados, não abrirá mão da sua representação que tem o respaldo popular. Na medida que alguém tentar desrespeitar essa representatividade e essa proporcionalidade estará no fundo desrespeitando o eleitor brasileiro. 

(Repórter): Se o entendimento for fechado na terça-feira, as comissões serão instaladas no dia seguinte com a eleição do presidente e do vice-presidente. Da Radio Senado,
19/02/2015, 00h26 - ATUALIZADO EM 19/02/2015, 00h26
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00