Bancada feminina elege Reforma Política como prioridade em 2015 — Rádio Senado

Bancada feminina elege Reforma Política como prioridade em 2015

LOC: BANCADA FEMININA DO SENADO ELEGE REFORMA POLÍTICA COMO PRIORIDADE EM 2015. 

LOC: SENADORAS VÃO PROPOR QUE MULHERES TENHAM 30% DE REPRESENTAÇÃO NO PARLAMENTO. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER MARCELLA CUNHA. 

TÉC: A primeira reunião da bancada feminina da nova legislatura foi marcada para planejar as atividades do Dia da Mulher, comemorado em 8 de março. Mas, a discussão sobre a inclusão da questão de gênero na Reforma Política dominou a pauta e foi escolhida como prioridade da bancada para este ano. Atualmente, são treze mulheres em um total de 81 senadores, o que representa dezesseis por cento. Já na Câmara, o percentual é de 10%, com 51 deputadas. As senadoras querem ampliar a representatividade feminina no Congresso para até 30%, como explica a senadora Regina Sousa, do PT do Piauí. 

(Regina): Tudo indica que a gente vai naquela linha de que a cada 3 ou 4 mais votados se inclua uma mulher, independente da posição que ela esteja. É uma linha de garantir maior participação. Assim como a gente tem 30% nas candidaturas, a gente quer pelo menos 30% na presença. 

(REP) Segundo a senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, o sistema de votação em lista é o ideal para conseguir atingir essa meta. 

(Vanessa): Nós mulheres temos que nos organizar para que entre com muita força a ótica de gênero em uma reforma política. Porque toda vez que nós falamos em reforma, nós precisamos entender que a reforma tem que ser para avançar e não para retroagir. Então uma reforma que mantenha a situação de 10% e participação das mulheres no Parlamento e na política brasileira, não está correto. 

(REP) A próxima reunião da bancada feminina está marcada para o dia 24 de fevereiro. Já a programação do Mês da Mulher inclui uma audiência pública para tratar da reforma inclusiva, uma sessão especial no Plenário do Senado, duas exposições de arte e a recepção de embaixadoras em missão no Brasil. Além disso, será instalada no dia 3 de março a Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher.
12/02/2015, 04h34 - ATUALIZADO EM 12/02/2015, 04h34
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00