Renan fará apelo para que líderes decidam sobre comando das comissões — Rádio Senado

Renan fará apelo para que líderes decidam sobre comando das comissões

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO FARÁ UM APELO PARA QUE OS LÍDERES PARTIDÁRIOS DECIDAM SOBRE O COMANDO DAS COMISSÕES. 

LOC: A OPOSIÇÃO AGUARDA A DEFINIÇÃO DO CRITÉRIO E A LISTA OFICIAL PARA FAZER AS INDICAÇÕES. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, espera que os líderes partidários fechem um acordo para a definição do comando das doze comissões permanentes. Segundo o Regimento, a escolha de cada um dos colegiados deverá obedecer ao tamanho das bancadas e a indicação dos integrantes será pela formação dos blocos partidários. 

(Renan) Vou hoje cobrar para que os líderes ultimem as indicações para as comissões. E a partir das indicações e da publicação, o mais idoso convoca e faz a eleição para presidente e para vice. 

REP: Pela proporcionalidade, o PMDB poderá escolher três comissões; o PT, duas, e PSDB, PDT, PSB, Democratas e PP, uma cada partido. O líder do PMDB, senador Eunício Oliveira, do Ceará, admitiu que a definição deverá ficar para os próximos dias. Ele defende que o critério do tamanho das bancadas seja respeitado. Eunício destacou que a eleição para a Mesa do Senado com o lançamento de candidaturas avulsas dificulta um acordo. 

(Eunicio) Nesta semana, não dá para fazer, definir e instalar as comissões porque estou reconstruindo pontes e renegociando porque na hora que quebrou o elo em cima desmantelou embaixo.

REP: O líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima, da Paraíba, espera que seja respeitado o critério da proporcionalidade, o que garantirá ao partido uma escolha após a definição do PMDB e do PT. 

(Cássio) Estamos aguardando a posição oficial da presidência do Senado. Até agora, a presidência não nos comunicou formalmente quais serão os critérios para ocupação das comissões. Mas obviamente, o PSDB e todos os partidos representados não abrirão mão da sua representação. 

REP: Pelo critério da proporcionalidade, oito partidos com menos de quatro senadores não terão o comando de nenhuma das doze comissões permanentes.
10/02/2015, 00h41 - ATUALIZADO EM 10/02/2015, 00h41
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00