Plenário conclui eleição da Mesa com definição dos dez nomes que faltavam — Rádio Senado

Plenário conclui eleição da Mesa com definição dos dez nomes que faltavam

LOC: O PLENÁRIO CONCLUIU A ELEIÇÃO DA MESA DO SENADO COM A DEFINIÇÃO DOS DEZ NOMES QUE FALTAVAM 

LOC: EM PROTESTO CONTRA A CHAPA ÚNICA, SENADORES DO PSDB, DEMOCRATAS E PSB SE RETIRARAM DO PLENÁRIO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: As lideranças do PMDB, PT, PTB, PSD, PC do B, PR, PRB, PSC, PDT e PP lançaram uma chapa única para a eleição dos dez cargos da Mesa do Senado. Mas ficaram de fora da lista o indicado do PSDB para a 1ª secretaria, senador Paulo Bauer, de Santa Catarina, e o do PSB, senador Antonio Carlos Valadares, de Sergipe, que ficaria com a 3ª Secretaria. O gesto provocou a saída do Plenário das bancadas do PSDB, Democratas e PSB, que argumentaram que a chapa apresentada desrespeitou o princípio da proporcionalidade partidária. O presidente do PSDB, senador Aécio Neves, de Minas Gerais, avalia que o Senado continuará dividido. 

(Aécio) Nós do PSDB não precisamos de lugar na Mesa, não precisamos de cargo nesta Casa para exercemos a oposição que temos que exercer. A nossa responsabilidade é sermos intérpretes e porta-vozes do sentimento de indignação da população brasileira. 

REPÓRTER: O 2º vice-presidente reeleito, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, rebateu as críticas da oposição ao afirmar que o lançamento da candidatura do senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina, para a presidência do Senado abriu um precedente. 

(Jucá) Mas quando houve a disputa e o desrespeito à proporcionalidade também na disputa de presidente em tese se abriu a condição de haver disputa em qualquer cargo. E foi isso que os líderes partidários resolveram fazer. Houve a eleição e legitimamente a chapa está eleita. 

REPÓRTER: Indicada pelos governistas para a segunda suplência, a senadora Maria do Carmo, do Democratas de Sergipe, teve o nome retirado pelo líder da legenda, senador Ronaldo Caiado, de Goiás. Ele garantiu, no entanto, que a oposição não vai impedir as votações.  

(Caiado) O presidente do Senado quebrou a regra da proporcionalidade. Isso é inédito. Diria que será um clima efervescente. Não diria que ficará paralisado. 

REPÓRTER: O senador Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, defende a retomada do diálogo com a oposição. 

(Delcídio) Compreendo isso como um fato isolado, fruto de uma disputa que aconteceu. Mas precisamos agora de muita responsabilidade, bom senso, equilíbrio e responsabilidade para não criar aqui uma cisão que não vai contribuir em nada num ano difícil como será 2015. 

REPÓRTER: O Plenário do Senado ainda deverá realizar uma nova eleição para a escolha da 2ª suplência.
05/02/2015, 09h45 - ATUALIZADO EM 05/02/2015, 09h45
Duração de áudio: 02:38
Ao vivo
00:0000:00