Partidos já definiram quem serão os líderes de bancada no Senado — Rádio Senado

Partidos já definiram quem serão os líderes de bancada no Senado

LOC: OS 15 PARTIDOS COM REPRESENTAÇÃO NO SENADO JÁ DECIDIRAM QUEM SERÃO SEUS LÍDERES NESTA NOVA LEGISLATURA. 

LOC: A EXPECTATIVA É QUANTO À LIDERANÇA DO GOVERNO, QUE PODE CONTINUAR COM O PMDB. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER MARCELLA CUNHA. 

(Repórter) Os líderes partidários ficam, durante dois anos, à frente das decisões de suas legendas no Senado. Eles são os interlocutores das bancadas e blocos parlamentares, e responsáveis pelas indicações dos nomes que integram as comissões temáticas. O PT anunciou que, pela terceira vez, o senador Humberto Costa, de Pernambuco, comandará o partido na Casa. O senador avalia que sua tarefa não será fácil. 

(Humberto Costa) “Esse será, sem dúvida, um ano bastante difícil. Temos as dificuldades econômicas que precisamos superar. E estamos aí para tentar reproduzir um trabalho que deu certo até agora.” 

(Repórter) De acordo com Humberto Costa, o cargo de líder do Governo no Senado, deverá continuar com o PMDB. O antigo líder era o senador Eduardo Braga, do Amazonas, que assumiu o Ministério de Minas e Energia. 

(Humberto Costa) “Me parece que o Governo tem uma prioridade em indicar um nome que pertença a maior bancada da sua base de sustentação, e essa bancada é a bancada do PMDB. Mas não sei se o Governo já tem em vista algum nome específico, se vai procurar ouvir os partidos que compõem a sua base de sustentação.” 

(Repórter) Três blocos partidários já foram formados: União e Força, do PR, PTB, PRB e PSC, liderado pelo senador Fernando Collor, do PR alagoano; Democracia Participativa, do PSB, PP e PPS, liderado pela senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, e o Bloco da Oposição, formado por PSDB e Democratas. Líder do bloco, o senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, faz um balanço do papel que terá que desempenhar. 

(Alvaro Dias) “É inevitável exercer a tarefa da fiscalização e controle. Com a crítica responsável, com a denúncia permanente, com a busca da responsabilização dos que se envolvem em crimes, delitos e desvios na gestão pública.”  

(Repórter) A maior bancada do Senado, o PMDB, seguirá sendo liderada por Eunício Oliveira, do Ceará. Já o líder do PSDB é Cássio Cunha Lima, da Paraíba. O Democratas será comandado por Ronaldo Caiado, de Goiás. A liderança do PSB ficou com o senador João Capiberibe, do Amapá. O PP escolheu como líder o alagoano Benedito de Lira, e o PTB será liderado pelo senador Fernando Collor, também de Alagoas. No comando do PDT estará o senador Acir Gurgacz, de Rondônia. Omar Aziz, do Amazonas, é o novo líder do PSD, e Blairo Maggi, de Mato Grosso, vai liderar o PR.

LOC: VANESSA GRAZZIOTIN, DO PC DO B DO AMAZONAS; JOSÉ MEDEIROS, DO PPS DE MATO GROSSO; MARCELO CRIVELLA, DO PRB DO RIO DE JANEIRO; EDUARDO AMORIM, DO PSC DE SERGIPE; E RANDOLFE RODRIGUES, DO PSOL DO AMAPÁ, SÃO OS ÚNICOS SENADORES DE SUAS LEGENDAS E, POR ISSO, TAMBÉM RESPONDEM PELA LIDERANÇA DE SEUS PARTIDOS.
05/02/2015, 06h01 - ATUALIZADO EM 05/02/2015, 06h01
Duração de áudio: 02:56
Ao vivo
00:0000:00