Oposição busca assinaturas para criar nova CPI da Petrobras — Rádio Senado

Oposição busca assinaturas para criar nova CPI da Petrobras

LOC: OPOSIÇÃO BUSCA ASSINATURAS PARA CRIAR NOVA CPI PARA INVESTIGAR DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO NA PETROBRAS 

LOC: GOVERNISTAS REAGEM E ALEGAM QUE INVESTIGAÇÕES JÁ SÃO CONDUZIDAS POR POLÍCIA FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) Os líderes da oposição no Senado anunciaram que vão coletar assinaturas para tentar abrir uma nova CPI para investigar denúncias de corrupção na Petrobrás. O presidente do PSDB, senador Aécio Neves, de Minas Gerais, afirmou que a ideia é formar uma comissão com deputados e senadores: 

(Aécio Neves) É por isso que nós já estamos iniciando a coleta de assinatura para que a nova CPMI seja instalada. Nós queremos saber quem foram os responsáveis diretos ou indiretos por todas essa irresponsabilidades. 

(Repórter) A iniciativa conta com o apoio da senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul: 

(Ana Amélia) Serei signatária de todas as CPIs que tiverem um trabalho sério de investigação para apurar denúncias graves, especialmente esta que envolve a Petrobrás. 

(Repórter) Os governistas rebatem e defendem que as investigações já estão sendo conduzidas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público. Para o senador Jorge Viana, do PT do Acre, é muito cedo para se falar em uma nova CPI da Petrobrás: 

(Jorge Viana) É parte, é prerrogativa inclusive da Oposição, um instrumento da Oposição (a) CPI, mas eu acho que nós agora estamos ainda a mesa diretora da Casa, organizando as comissões, nem comissões temos! Eu espero que a oposição não venha com esse espírito, que fica parecendo de quem perdeu a eleição. 

(Repórter) Na mesma linha, o senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, defende que a formação de uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito, no início dessa nova legislatura, não traria qualquer informação nova:  

(Humberto Costa) Nenhuma das duas CPI, nem a mista, nem a do Senado, conseguiram trazer qualquer fato que já não estivesse sendo investigado e desvendado pela Polícia Federal e pelo ministério público.  

(Repórter) Para ser instalada, uma CPI precisa ter o apoio de um terço dos parlamentares da Câmara ou do Senado, o equivalente as assinaturas de 171 deputados e 27 senadores. 
03/02/2015, 08h27 - ATUALIZADO EM 03/02/2015, 08h27
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00