Senado deve retomar debates sobre transposição do São Francisco — Rádio Senado

Senado deve retomar debates sobre transposição do São Francisco

LOC: O SENADO DEVE RETOMAR OS DEBATES SOBRE A TRANSPOSIÇÃO E A REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO. 

LOC: É O QUE DEFENDEM OS SENADORES OTTO ALENCAR, DA BAHIA, E HUMBERTO COSTA, DE PERNAMBUCO. O PROJETO É DO EX-SENADOR KAKÁ ANDRADE. REPÓRTER FRANCISCO COELHO.  

TÉC: A Comissão de Assuntos Econômicos vai analisar um projeto de lei (PLS 345/2014) que reúne um conjunto de medidas para a revitalização do Rio São Francisco. Entre as iniciativas previstas, estão o combate à pesca predatória, a recuperação de áreas degradadas, a proteção da biodiversidade e a elaboração de políticas sobre uso sustentável do rio. O objetivo do projeto é evitar a redução da capacidade hídrica do São Francisco. O recém-empossado senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, disse que o tema vai ser prioridade em seu mandato.

(Otto) A situação do rio é muito grave. Está morrendo numa velocidade inimaginável. Eu acredito que é uma luta que vou travar aqui no Senado. Chamar a atenção do Poder Executivo para dar uma solução à revitalização do rio que envolve o replantio das matas ciliares, superimportante para conter o assoreamento e também lutar para impedir de alguma forma a degradação das margens do rio.

(Rep.) No ano passado uma comissão temporária avaliou os trabalhos de transposição e revitalização do São Francisco. O relatório final, apresentado pelo senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, defendeu a continuidade das obras de transposição do rio. O senador disse que vai propor a criação de uma nova comissão para acompanhar as obras 

(Costa) A minha ideia é apresentar um novo requerimento para a formação de uma nova comissão temporária que possa exatamente retomar esse trabalhos de acompanhamento, de fiscalização dessas obras do rio são Francisco. Esse tema da revitalização, inclusive, está tomando corpo pelo o nordeste e ai nós vamos acompanhar não somente a transposição mais também a revitalização em que pé anda. 

(Rep.) As obras de transposição do rio São Francisco devem ser concluídas em dezembro de 2015.
02/02/2015, 05h20 - ATUALIZADO EM 02/02/2015, 05h20
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00