Com 267 votos, Eduardo Cunha é escolhido para presidir a Câmara — Rádio Senado

Com 267 votos, Eduardo Cunha é escolhido para presidir a Câmara

LOC: O DEPUTADO EDUARDO CUNHA, DO PMDB DO RIO DE JANEIRO, FOI ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS COM O VOTO DE 267 DOS 513 PARLAMENTARES. 

LOC: OUTROS TRÊS DEPUTADOS DISPUTARAM O CARGO: ARLINDO CHINAGLIA, DO PT DE SÃO PAULO, OBTEVE 136 VOTOS; JÚLIO DELGADO, DO PSB DE MINAS GERAIS, CONTOU COM O APOIO DE 100 DEPUTADOS; E CHICO ALENCAR, DO PSOL DO RIO DE JANEIRO, FICOU COM 8 VOTOS. FORAM REGISTRADOS DOIS VOTOS EM BRANCO. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Eduardo Cunha foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2002. Desde então está representando o Rio de Janeiro na Câmara, onde foi líder do PMDB nos últimos dois anos. No discurso de posse, disse que vai lutar pela revisão do pacto federativo, segundo ele, em busca de mais igualdade na distribuição dos recursos entre União, estados e municípios. Eduardo Cunha prometeu independência na relação com o Executivo e anunciou que vai colocar em votação o segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição que obriga o pagamento das emendas parlamentares individuais, chamada de PEC do Orçamento Impositivo. 

(CUNHA) Porque todos aqui vieram pra isso. E vamos imprimir o ritmo que vocês mesmo querem e que vocês mesmo precisam. Depois a partir de terça-feira vamos reunir e combinar a pauta. Certamente o Orçamento Impositivo, se tiver condições de ser votado, em segundo turno, será votado. Se cumpridas as 5 sessões de interstício da última votação que não tenho segurança que cumpriu. Se não, será votado no exato momento em que for cumprido será colocado sim, em segundo turno. Assim como outras propostas que ficaram pendentes na pauta da legislatura passada". 

(REPÓRTER) Com a eleição de Eduardo Cunha, o PT, apesar de ser o partido que elegeu o maior número de deputados em outubro, acabou sem nenhum cargo na Mesa Diretora. Waldir Maranhão, do PP maranhense, foi escolhido para a primeira vice-presidência, Giacobo, do PR do Paraná, para a segunda vice-presidência, Beto Mansur, do PRB de São Paulo para a primeira secretaria, Felipe Bornier, do PSD do Rio de Janeiro, para a segunda secretaria, Mara Gabrilli, do PSDB de São Paulo, para a terceira secretaria e Alex Canziani, do PTB de São Paulo, para a quarta secretaria. Os deputados ainda escolheram os quatro suplentes da mesa: Mandetta, do Democratas de Mato Grosso do Sul, Gilberto Nascimento, do PSC de São Paulo, Luiza Erundina, do PSB de São Paulo, e Ricardo Izar, do PSD paulista.
02/02/2015, 11h21 - ATUALIZADO EM 02/02/2015, 11h21
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00