Bancada feminina cresce e passa a ocupar 13 das 81 cadeiras do Senado Federal — Rádio Senado

Bancada feminina cresce e passa a ocupar 13 das 81 cadeiras do Senado Federal

LOC: A BANCADA FEMININA CRESCEU E PASSOU A OCUPAR TREZE DAS OITENTA E UMA CADEIRAS DO SENADO FEDERAL.  

LOC: ENTRE AS PRIORIDADES, AS PARLAMENTARES MULHERES DEFENDEM MAIS PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POLÍTICA E O COMBATE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. A REPÓRTER CINTHIA BISPO 

TÉC:  A nova legislatura começou com um aumento na bancada feminina. O número de senadoras aumentou de dez para treze parlamentares. Rose de Freitas, do PMDB do Espírito Santo; Simone Tebet, do PMDB de Mato Grosso do Sul; Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte; Sandra Braga, do PMDB do Amazonas; e Regina Sousa, do PT do Piauí, chegam pela primeira vez ao Senado. Elas se juntam as senadoras Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul; Ângela Portela, do PT de Roraima; Gleisi Hoffmann, do PT do Paraná; Lídice da Mata, do PSB da Bahia; Lúcia Vânia, do PSDB de Goiás; Maria do Carmo, do Democratas de Sergipe; Marta Suplicy, do PT de São Paulo e Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas. A senadora Ana Amélia relembra que em 2013, a bancada feminina conseguiu aprovar a PEC das Domésticas, que garantiu mais direitos à categoria. Para este ano, a bancada deve dar prioridade para projetos que assegurem maior participação feminina na política e combatam a violência doméstica. 

(Ana Amélia) Vamos continuar nessa área social. Na área do empoderamento das mulheres, maior participação das mulheres nas decisões políticas do país. Na eleição da presidente Dilma Rousseff, ela foi digamos, um divisor de águas, um empoderamento e um estímulo para as mulheres disputar as eleições. 

(Repórter) O consultor de política do Senado, Gilberto Guerzoni, lembra que mesmo com o aumento da bancada, a participação feminina no Senado ainda é pequena. 

(Gilberto) A primeira senadora assumiu seu cargo bem recentemente, tem algo com menos de trinta anos que a senadora Eunice Michiles foi a primeira mulher a ocupar um cargo no Senado.. Quase duzentos anos de história, só nas últimas décadas que as mulheres começaram a participar do Senado. Mas nós temos no Senado uma representação até maior que a Câmara. 

(Repórter) A bancada feminina tem a presidência de dois importantes órgãos na casa. Vanessa Graziotin é titular da Procuradoria da Mulher e Lúcia Vânia é a ouvidora do Senado.
02/02/2015, 05h21 - ATUALIZADO EM 02/02/2015, 05h21
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00