Senado aprova projetos que visam melhorar a educação — Rádio Senado

Senado aprova projetos que visam melhorar a educação

LOC: O SENADO APROVOU E JÁ ENCAMINHOU À CÂMARA DOS DEPUTADOS DOIS PROJETOS DE LEI QUE VISAM MELHORAR A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. 

LOC: UM DELES EXIGE QUALIFICAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA; E O OUTRO OBRIGA A ESCOLA DAR AULAS DE REFORÇO AOS ALUNOS COM BAIXO RENDIMENTO. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

TÉC: As propostas foram sugeridas por estudantes que participaram do programa Jovem Senador e aprovadas no Plenário do Senado em dezembro. Uma delas (PLS 467/2012) determina que os sistemas de ensino fundamental e médio identifiquem os estudantes com baixo rendimento ou baixa frequência, e ofereça a eles um plano de recuperação. A medida, que, segundo a proposta, deve ser adotada até o final do primeiro bimestre letivo, inclui ampliação do horário escolar, visita de educadores à família e, se necessário, assistência psicológica ao estudante. Na discussão da matéria, ao ressaltar a importância da proposta, o então senador Wilson Matos, do PSDB do Paraná, disse que o próprio sistema educacional brasileiro dificulta o progresso dos estudantes.

(WILSON) Quem causa essa defasagem do conhecimento é o próprio modelo educacional brasileiro, é o principal causador desses alunos que parecem com fragilidade de aprendizagem na sala de aula. O que pode se esperar das nossas crianças na escola? Multidões de crianças com dificuldade de aprendizagem.

(Repórter) O outro projeto (PLS 185/2012) altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para exigir que professores do ensino básico comprovem qualificação por curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação. A senadora Gleisi Hoffmann, do PT do Paraná, resaltou que o governo tem conseguido investir na área com a parceria do Congresso Nacional, que aprova medidas importantes. E citou o Plano Nacional de Educação e a destinação de percentual dos royalties do pré sal para a educação. 

(GLEISI) Esses dois projetos são vitais para o desenvolvimento da educação brasileira. É por isso, inclusive, que e presidenta tem colocado a educação como uma grande prioridade, porque, hoje, ela tem instrumentos para fazer com que possa ser fortalecida. 

(Repórter) As propostas aguardam análise da Câmara dos Deputados.  
27/01/2015, 04h24 - ATUALIZADO EM 27/01/2015, 04h24
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00