Pelo menos 20 senadores deixam o Congresso a partir de fevereiro — Rádio Senado

Pelo menos 20 senadores deixam o Congresso a partir de fevereiro

LOC: PELO MENOS VINTE SENADORES DEIXAM O CONGRESSO NACIONAL A PARTIR DE FEVEREIRO. 

LOC: MAIS DA METADE NÃO QUIS DISPUTAR AS ELEIÇÕES DE OUTUBRO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Em outubro, os eleitores escolheram 27 senadores de um total de 81. Da legislatura atual, que se encerra em fevereiro, 5 parlamentares conseguiram a reeleição, cinco perderam a disputa ao Senado, dois para a Câmara dos Deputados e para a Assembleia Estadual do Espírito Santo, dois se elegeram deputados federais e outros 13 decidiram não concorrer às eleições. Entre eles está o senador José Sarney, do PMDB do Amapá, que foi presidente da República, deputado federal e governador do Maranhão. Após dois mandatos consecutivos de senador pelo Maranhão e três pelo Amapá, José Sarney vai se dedicar à literatura e a oferecer conselhos políticos quando consultado. Ao se despedir, Sarney admitiu que a vida dele se confunde com a história do Brasil. 

(Sarney) Tive essa oportunidade que Deus me deu que foi de acompanhar toda a vida do País durante esse tempo em que exerci a política há 60 anos. Me tornei o político mais longevo da história do País. Inclusive, consegui passar na frente do Visconde de Abaeté, que tinha 58 anos. Fiquei surpreso quando vi que já tinha 60 anos que estava aqui fazendo política. 

REPÓRTER: A senadora Ana Rita, do PT capixaba, que assumiu a vaga de Renato Casagrande, do PSB, eleito governador em 2010, se destacou como relatora da CPI Mista da Violência contra a Mulher. Ao fazer o balanço do mandato, ela disse esperar que os novos parlamentares priorizem a pauta social.  

(Ana Rita) Desempenhei o meu trabalho nesses últimos quatro anos com muita disposição. Fiz aquilo que gosto de fazer e me senti muito bem aqui. E aqui conseguimos avançar, demos passos muito importantes. Sabemos que ainda temos muitos desafios pela frente. Nem tudo que desejávamos aprovar conseguimos aprovar, mas ainda tem muito caminho a ser feito. Acredito muito que os próximos senadores e as próximas senadoras vão abraçar essas causas e vão continuar fazendo esse trabalho. Então, estou muito feliz. 

REPÓRTER: Ainda nessa legislatura, três senadores renunciaram ao mandato porque foram eleitos governadores e outros três se licenciaram após nomeação para o cargo de ministro de estado.
26/01/2015, 00h46 - ATUALIZADO EM 26/01/2015, 00h46
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00