Cuba põe fim a autorização prévia exigida para turistas dos EUA — Rádio Senado

Cuba põe fim a autorização prévia exigida para turistas dos EUA

LOC: A PARTIR DESTA SEXTA- FEIRA, 16 DE JANEIRO, OS AMERICANOS NÃO PRECISAM MAIS DE AUTORIZAÇÃO PRÉVIA PARA VISITAREM CUBA, ASSIM COMO REALIZAREM GASTOS EM DÓLARES NA ILHA. 

LOC: O REATAMENTO DAS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS ENTRE OS ESTADOS UNIDOS E CUBA É APONTADO COMO O GRANDE FATO INTERNACIONAL DE 2014, SEGUNDO OS SENADORES CRISTOVAM BUARQUE, DO PDT DO DISTRITO FEDERAL E EDUARDO SUPLICY, DO PT DE SÃO PAULO. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI: 

TÉC: O reatamento diplomático entre os governos dos Estados Unidos e de Cuba foi classificado pelo senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, como o fato de maior importância na política internacional de 2014. Após mais de 50 anos de bloqueio econômico e ausência de relações diplomáticas entre os dois países, os presidentes Barack Obama, dos Estados Unidos, e Raúl Castro, de Cuba, decidiram reatar as relações diplomáticas e permitir a circulação de visitantes dos dois países. Cristovam Buarque ainda lembrou do apoio do papa Francisco às negociações: 

(CRISTOVAM) As forças sociais empurravam Cuba para quebrar o distanciamento dos Estados Unidos. E dentro dos estados Unidos, as forças sociais também pressionavam para que houvesse um reatamento das relações dom Cuba. E isso não teria acontecido se não fosse, entre muitas outras, três lideranças fundamentais: o presidente Obama, o presidente Raúl castro e o papa Francisco: 

(REPÓRTER) A partir de 16 de janeiro, os cidadãos norte-americanos poderão viajar a Cuba sem autorização prévia, se enquadrando em 12 categorias, como educacionais, religiosas ou humanitárias. Além disso, chegou ao fim a restrição de 188 dólares como limite de gastos diários de americanos em Cuba. Os americanos também poderão comprar até 100 dólares em rum e charutos e 400 dólares em mercadorias. O senador Eduardo Suplicy, do PT paulista, também comemorou o retorno das relações diplomáticas entre os dois países:  

(SUPLICY) Muitas outras coisas deverão acontecer e sobretudo com maior interação, intercâmbio, inclusive comercial e cultural, entre Cuba e os Estados Unidos, vão contribuir para tantas coisas positivas que se espalharão em seus benefícios para as três Américas. 

(REPÓRTER) Os norte-americanos também poderão enviar 2 mil dólares por trimestre para parentes cubanos e usarem cartão de crédito quando estiverem na ilha, o que era proibido.
16/01/2015, 04h10 - ATUALIZADO EM 16/01/2015, 04h10
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00