Cidade natal do atleta que conquistar medalha pode ser homenageada — Rádio Senado

Cidade natal do atleta que conquistar medalha pode ser homenageada

LOC: A CIDADE NATAL DO ATLETA QUE CONQUISTAR UMA MEDALHA OLÍMPICA PODE SER HOMENAGEADA. 

LOC: UM PROJETO PRONTO PARA SER VOTADO NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO PROPÕE DAR A ESSE MUNICÍPIO O TÍTULO DE "CIDADE OLÍMPICA". REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: Como forma de recompensar o investimento na formação de atletas e também de incentivar outros locais a promoverem o esporte, municípios onde tenham nascido atletas que receberem medalhas nas Olimpíadas serão declarados Cidades Olímpicas. Isso porque apesar de frequentemente se deslocarem para grandes centros ou para o exterior para completar sua formação, é na cidade de nascença, nas primeiras etapas da educação escolar, que são descobertos e desenvolvidos os talentos esportivos. De acordo com o autor, senador Gim Argello, do PTB do Distrito Federal, a homenagem tem um objetivo duplo: motivar as crianças a seguir o exemplo de outros nativos da cidade e se dedicar ao esporte, e mostrar aos gestores municipais que o País reconhece seu esforço na formação dos futuros atletas. O ex-senador Wilson Matos, do PSDB do Paraná, suplente de Alvaro Dias, defendeu a aprovação do projeto pela Comissão de Educação do Senado. 

(Wilson Matos) Acho muito interessante este projeto, porque ele é um incentivador dos municípios a promover uma melhor qualidade no esporte e produzir melhores atletas para o nosso País. Declarar a localidade de nascimento de um atleta medalhista olímpico Cidade Olímpica configura um incentivo que outras administrações municipais adotem medidas de valorização à prática esportiva. Ações dessa natureza viabilizam o justo reconhecimento pelo esforço realizado pela cidade e dão visibilidade e repercussão aos resultados obtidos pelos nossos atletas. 

(Repórter) A proposta recebeu uma emenda que inclui a homenagem para as cidades dos atletas paraolímpicos, além de municípios onde os esportistas não tenham nascido, mas passado a maior parte de sua vida. O projeto é terminativo na Comissão de Educação e por isso, se for aprovado, segue direto para a Câmara dos Deputados.
09/01/2015, 00h40 - ATUALIZADO EM 09/01/2015, 00h40
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00