Cid Gomes aponta prazo de dois anos para mudanças em currículo escolar — Rádio Senado

Cid Gomes aponta prazo de dois anos para mudanças em currículo escolar

LOC: MUDANÇAS CURRICULARES NO ENSINO MÉDIO ANUNCIADAS NA POSSE PRESIDENCIAL SÓ DEVEM SER IMPLANTADAS DAQUI A DOIS ANOS, SEGUNDO NOVO MINISTRO DA EDUCAÇÃO. 

LOC: E SENADOR CRISTOVAM BUARQUE ELOGIA EDUCAÇÃO SER APONTADA COMO PRIORIDADE PARA GOVERNO, MAS QUESTIONA ORIGEM DOS RECURSOS. REPÓRTER MARCELLA CUNHA. 

TÉC: Após a presidente Dilma Rousseff anunciar que a Educação será a prioridade máxima do próximo mandato, o novo ministro da pasta, Cid Gomes, defendeu uma mudança curricular no Ensino Médio ao assumir oficialmente o cargo. Para Gomes, o novo currículo deve compreender as características regionais de cada estado e será elaborado em conjunto com educadores e setores da sociedade. Segundo o ministro, a reforma curricular deve acontecer em dois anos. Ele afirmou que anunciará nos próximos dias um aumento do piso salarial dos professores da educação básica, que em 2014 foi de mil seiscentos e noventa e sete reais. Para Cid Gomes, o compromisso firmado pela Presidente Dilma de priorizar a área foi acertado. 

(Cid Gomes) O Brasil nos últimos doze anos teve grande êxito com políticas sociais. Agora o novo desafio é o da inclusão pelo saber. O conhecimento, a educação é o caminho certeiro para o desenvolvimento humano.

(REPÓRTER) Dilma afirmou que a educação receberá investimentos mais expressivos nos próximos anos, oriundos dos royalties do petróleo e do fundo social do pré-sal. Na opinião do senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, a garantia desses recursos ainda é incerta. 

(Cristovam) Esses recursos do pré-sal virão? A Petrobrás vai ter condições de explorar o pré-sal? O preço do petróleo vai ser compensador? Ninguém sabe. E agora com a crise da Petrobrás pior ainda. Ou seja, o que a presidenta disse é que a pátria educadora será construída pela Petrobrás. Eu acho que não é sério isso. Mesmo assim eu fico satisfeito que esse seja o lema do governo.

(REPÓRTER) Além da mudança no currículo do Ensino Médio, Dilma prometeu melhorias no Ensino Básico, maior oferta em creches e no Pronatec e valorização do professor.
02/01/2015, 05h29 - ATUALIZADO EM 02/01/2015, 05h29
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00