Governadores dos 26 estados e do Distrito Federal tomaram posse nesta quinta-feira — Rádio Senado

Governadores dos 26 estados e do Distrito Federal tomaram posse nesta quinta-feira

LOC: OS GOVERNADORES DOS 26 ESTADOS E DO DISTRITO FEDERAL TOMARAM POSSE NESTA QUINTA-FEIRA. 

LOC: NA MAIOR PARTE DOS ESTADOS, A POSSE DOS ELEITOS FOI NO PERÍODO DA MANHÃ PARA QUE OS NOVOS GOVERNADORES PARTICIPASSEM DA CERIMÔNIA EM QUE A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF ASSUMIU O SEGUNDO MANDATO. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS . 

TÉC: A Constituição brasileira prevê que o mandato de presidentes, governadores e prefeitos tenha início do primeiro dia do ano seguinte à eleição. Com isso, esta quinta-feira marcou a posse da presidente reeleita Dilma Rousseff e também dos governadores dos 26 estados e do Distrito Federal. Três senadores foram eleitos governadores dos seus estados nas eleições de 2014. Rodrigo Rollemberg tomou posse às dez da manhã como governador do Distrito Federal. Na cerimônia de posse da Presidente no Congresso Nacional, o ex-senador afirmou que já buscou diálogo com a presidente para restabelecer a ordem nos serviços públicos da capital federal.

(Rodrigo Rollemberg) estamos propondo um pacto por Brasília (...) para que a gente possa enfrentar os desafios que temos pela frente. Temos que promover o equilíbrio financeiro do DF, recuperar a normalidade dos serviços públicos para começar então a melhorar a qualidade desses serviços 

(Repórter) Já o ex-senador do PT Wellington Dias, que tomou posse como governador do estado do Piauí, elogiou a disposição da presidente reeleita em promover mudanças na segurança pública.

(Wellington Dias) o compromisso de alterar a constituição para que a responsabilidade na política de segurança seja também da União, estados e municípios, provavelmente a exemplo do que se faz hoje com a saúde, educação e outras áreas.

(Repórter) O terceiro senador eleito governador foi Pedro Taques, do PDT, que assumiu o cargo máximo do Poder Executivo em Mato Grosso. A cerimônia de posse na maioria dos estados aconteceu no período da manhã, mas em 12 estados os governadores assumiram os cargos durante a tarde e início da noite.
01/01/2015, 07h00 - ATUALIZADO EM 01/01/2015, 07h00
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00