CAE promoveu série de audiências para debater inflação e investimentos — Rádio Senado

CAE promoveu série de audiências para debater inflação e investimentos

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS PROMOVEU EM 2014 UMA SÉRIE DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS PARA DISCUTIR O CONTROLE DA INFLAÇÃO E INVESTIMENTOS DO BNDES E PETROBRÁS. 

LOC: A COMISSÃO TAMBÉM SABATINOU INDICADOS PARA O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participou de audiência públicas tanto no primeiro quanto no segundo semestre. Tombini, que será mantido no comando do Bacen neste segundo mandato da presidente Dilma, falou que a inflação, apesar de ter batido o teto, estava sob controle. Mas o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, mostrou preocupação. (CRISTOVAM): dá para prever lá adiante uma volta da inflação ao patamar de 4,5% ou temos que nos acostumar com o limite de 6,5% como sendo o padrão para os próximos anos? 

(REPÓRTER) Alexandre Tombini respondeu com otimismo. 

(TOMBINI) Não estamos condenados a inflação de 6%, mas temos as inflações dos índices gerais de preços caindo por 3 meses, segundo a Fundação, pode até ter um quarto mês, até um quinto. Mas 3 meses já é um evento atípico, nos últimos anos só ocorreu em 98, 2005 e 2009. 

(REPÓRTER): O presidente do Banco Central também destacou os baixos índices de desemprego no País. Outra autoridade do governo que compareceu à CAE foi o presidente do BNDES, Luciano Coutinho. Ele falou sobre investimentos no Brasil e também no exterior. Coutinho disse que a instituição segue os marcos legais brasileiros e internacionais ao analisar financiamentos em outros países, e que esses foram responsáveis por apenas 5% dos investimentos do banco. Mas o senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, reclamou que o BNDES deveria melhorar a infraestrutura brasileira. 

(ALVARO) Nós estamos exportando serviços que não temos aqui pelo menos em grau de qualidade que se exige. Nós financiamos um porto em Cuba e os nossos portos se encontram sucateados. 

(REPÓRTER) Já a presidente da Petrobras, Graça Foster, admitiu em debate com os senadores da Comissão de Assuntos Econômicos que a compra da refinaria em Pasadena, nos Estados Unidos, não foi um bom negócio. 

(GRAÇA) Não há como reconhecer na presente data que você tenha feito um bom negócio. então não foi um bom negócio. Esse é um ponto. Isso é inquestionável do ponto de vista contábil. Quando você dá baixa no resultado é que neste momento o projeto se transformou em um projeto de baixa probabilidade de recuperação do resultado. 

(REPÓRTER) A CAE também sabatinou, no primeiro semestre, três candidatos a uma vaga de ministro do Tribunal de Contas da União: o consultor legislativo Bruno Dantas, o auditor do TCU, Sérgio Mendes, e o consultor de Orçamento do Senado, Fernando Moutinho. Os 3 foram aprovados na Comissão e a disputa por uma vaga ficou para o Plenário, onde Bruno Dantas saiu vencedor. A Comissão ainda sabatinou e aprovou o nome do senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, para outra vaga de ministro do TCU e a indicação de Pablo Waldemar Rentería para o cargo de diretor da Comissão de Valores Mobiliários.
26/12/2014, 00h08 - ATUALIZADO EM 26/12/2014, 00h08
Duração de áudio: 03:05
Ao vivo
00:0000:00