Em relatório final, Comissão de Orçamento aprova salário mínimo de R$ 790 — Rádio Senado

Em relatório final, Comissão de Orçamento aprova salário mínimo de R$ 790

LOC: ORÇAMENTO DE 2015 ELEVA PARA 790 REAIS O VALOR DO SALÁRIO MÍNIMO.  

LOC: TEXTO FINAL DEVERÁ SER VOTADO NO PLENÁRIO EM FEVEREIRO JÁ PELOS NOVOS CONGRESSISTAS. REPÓRTER MARCELLA CUNHA 

TÉC: O orçamento de 2015 foi aprovado na Comissão Mista de Orçamento por unanimidade, após acordo entre o Governo e a oposição. O texto-final sequer foi disponibilizado antes da votação, e a aprovação foi considerada pela oposição um “gesto de confiança”. O deputado Izalci, do PSDB do Distrito Federal, afirmou que, assim como aconteceu na comissão, o texto deverá ser aprovado em Plenário sem grandes objeções. 

(Izalci) Foi feito um acordo. Pela primeira vez nós fomos atendidos. Veio aqui o secretário do Tesouro, veio aqui o próximo ministro da Fazenda. E colocaram um orçamento realista porque realmente o que tinha vindo inicialmente era de outro mundo. Está mais pé no chão. E a partir de fevereiro a gente vota em forma de consenso, não tem nenhuma dificuldade. 

(REPÓRTER) O relator-geral do Orçamento, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, concorda que o texto final da peça orçamentária é mais realista do que o enviado inicialmente pelo Executivo. 

(Jucá) O orçamento é factível. Quando nós votamos o ajuste da LDO anterior, eu defendi que o Governo mudasse os parâmetros macroeconômicos da economia. O Governo mudou. Então na verdade o Governo saiu daquele sonho e caiu na realidade econômica, o que é fundamental para que se reestabeleça a credibilidade da economia brasileira. 

(REPÓRTER) A proposta aumenta para 790 reais o valor do salário mínimo em 2015. O documento aprovado também determina que três obras com indícios de irregularidades graves só irão receber verba em 2015 se corrigirem os problemas apontados pelo Tribunal de Contas da União. Cada parlamentar pode apresentar até dezesseis milhões de reais em emendas. Elas terão execução obrigatória, conforme determina a Lei de Diretrizes Orçamentárias, e somam 9 bilhões e 700 milhões de reais.
23/12/2014, 04h50 - ATUALIZADO EM 23/12/2014, 04h50
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00