CPI mista da Petrobras aprova relatório e pede o indiciamento de 52 pessoas — Rádio Senado

CPI mista da Petrobras aprova relatório e pede o indiciamento de 52 pessoas

LOC: BASE ALIADA APROVA O RELATÓRIO FINAL DA CPI MISTA DA PETROBRAS QUE PEDE O INDICIAMENTO DOS ENVOLVIDOS NO ESQUEMA DE CORRUPÇÃO.  

LOC: A OPOSIÇÃO DEVERÁ LEVAR AO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL O PARECER PARALELO, QUE DETALHA OS DESVIOS DE MAIS DE DOZE BILHÕES DE REAIS DA ESTATAL. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Por 19 votos a 8, os governistas aprovaram o relatório final da CPI Mista da Petrobras apresentado pelo deputado Marco Maia do PT gaúcho. O documento confirma a existência de um esquema de corrupção na estatal investigado pela Polícia Federal e pede o indiciamento de 52 pessoas, entre elas, os ex-diretores da Petrobras, Paulo Roberto Costa, Renato Duque e Nestor Cerveró. Após críticas da oposição, o relator voltou atrás ao admitir que a compra da refinaria de Pasadena nos Estados Unidos causou um prejuízo de mais de US$ 561 milhões. Ele também admitiu superfaturamento nas obras da Refinaria de Abreu e Lima em Pernambuco e o pagamento de propina para funcionários da Petrobras pela empresa SBM que aluga navios e plataformas. O senador Humberto Costa do PT de Pernambuco destacou que a CPI só não avançou mais nas investigações porque não teve acesso às delações premiadas. 

(Costa) A CPI chegou onde era possível. As investigações estavam bem mais avançadas quando o trabalho se iniciou. Acho que o relatório do deputado Marco Maia reflete o que aconteceu na CPI e não ilações ou suposições. Acho que a CPI consegue dar uma resposta ao Brasil. 

REPÓRTER: A oposição tentou aprovar o relatório paralelo numa reunião na noite dessa quarta-feira na ausência dos governistas. O parecer do deputado Carlos Sampaio do PSDB de São Paulo diz que os desvios na Petrobras de R$ 12 bilhões foram feitos pelo PT, PMDB e PP por meio da indicação de cinco diretores que tinham autonomia para contratar as 13 empresas investigadas que repassavam até 5% dos valores dos contratos para os partidos. O senador Ataídes Oliveira do PSDB de Tocantins afirmou que o relatório da oposição será entregue à Procuradoria Geral da República e à Justiça Federal. 

(Ataídes) Vamos buscar não só o Ministério Público, mas todos os demais órgãos.E aqui a gente acaba de ver os congressistas e o governo dando ao povo brasileiro mais uma pizza. Essa é a verdade que acabara de acontecer nesta reunião. 

REPÓRTER: Aprovado o relatório, a CPI Mista da Petrobras encerrou os trabalhos com o envio do documento à Justiça.
18/12/2014, 00h43 - ATUALIZADO EM 18/12/2014, 00h43
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00