CRE prioriza proteção cibernética e vigilância de fronteiras em emendas — Rádio Senado

CRE prioriza proteção cibernética e vigilância de fronteiras em emendas

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL VAI DAR PRIORIDADE À PROTEÇÃO CIBERNÉTICA, À COMPRA DE HELICÓPTEROS E À VIGILÂNCIA DE FRONTEIRAS NAS TRÊS EMENDAS APROVADAS AO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA PARA 2015. 

LOC: AS EMENDAS CONTEMPLAM PROGRAMAS ESCOLHIDOS PELA COMISSÃO APÓS OUVIR OS MINISTÉRIOS DAS RELAÇÕES EXTERIORES E DA DEFESA. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: O relator das emendas da Comissão de Relações Exteriores ao projeto de lei que estima a receita e fixa a despesa da União para 2015, senador Ricardo Ferraço, disse que definiu as prioridades considerando o que chamou de “elevada restrição estabelecida pela Comissão Mista de Orçamento”. Ferraço explicou os três programas contemplados: O Plano Diretor de Tecnologia da Informação, do Ministério das Relações Exteriores no valor de 50 milhões de reais. O Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, Sisfron, no valor de 699 milhões de reais, programa reivindicado pelo comando do Exército. E o projeto HXBR, do Ministério da Defesa, para aquisição de helicópteros de médio porte no valor de 100 milhões de reais. Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, destacou que aprimorar a vigilância nas fronteiras do País será essencial na luta contra o contrabando de drogas, armas e pessoas, bem como para o aprofundamento da integração entre as Forças Armadas, as Polícias Federal e Estaduais. Citou também o Plano Diretor de Tecnologia da Informação como primordial para combate à espionagem cibernética 

(FERRAÇO) O Ministério das Relações Exteriores tem sido alvo de ataques a suas redes que lidam com informações reservadas, sigilosas e estratégicas do nosso país em 2014. A implementação de uma política de segurança e defesa cibernética exige mudanças profundas na tecnologia e processos utilizados. 

(REPÓRTER) Ferraço informou que o programa para compra de helicópteros, coordenado pela Aeronáutica, prevê a produção e o desenvolvimento, inicialmente na França e depois no Brasil, de 50 helicópteros para as Forças Armadas. Os senadores também decidiram recomendar à Comissão Mista de Orçamento que examine a possibilidade de definir recursos para o PROSUB, o programa da Marinha para a construção de cinco submarinos, um deles de propulsão nuclear. Da Rádio Senado, Nara Ferreira. 

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES ADIOU, APÓS PEDIDO DE VISTA, A VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI QUE ATUALIZA O ESTATUTO DO ESTRANGEIRO. 

LOC: APRESENTADO PELO SENADOR ALOYSIO NUNES FERREIRA, DO PSDB DE SÃO PAULO, A PROPOSTA REGULA A ENTRADA E PERMANÊNCIA DE ESTRANGEIROS NO TERRITÓRIO NACIONAL E DEFINE NORMAS DE PROTEÇÃO PARA O EMIGRANTE BRASILEIRO.
16/12/2014, 04h13 - ATUALIZADO EM 16/12/2014, 04h13
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00