Congresso deve aprovar LDO nesta semana — Rádio Senado

Congresso deve aprovar LDO nesta semana

LOC: O PLENÁRIO DO CONGRESSO NACIONAL DEVE APROVAR NESTA SEMANA A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS.  

LOC: JÁ O ORÇAMENTO DO ANO QUE VEM PODERÁ FICAR PARA A PRÓXIMA SEMANA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Depois de aprovada pela Comissão Mista de Orçamento, a Lei de Diretrizes Orçamentárias deverá ser votada nessa terça-feira pelo Plenário do Congresso Nacional. Mas antes de discutirem o projeto que se serve da base para a elaboração do Orçamento Geral da União de 2015, os deputados e senadores deverão apreciar um veto ao projeto que trata de desoneração de vários setores da economia. O líder do Democratas, senador José Agripino Maia, do Rio Grande do Norte, reafirmou que a oposição não vai dificultar a votação da LDO. Ele ressaltou que se esse projeto for aprovado, o governo poderá contar com uma parte dos recursos para o pagamento de contas caso o Orçamento não seja apreciado até a semana que vem. 

(José Agripino) A LDO por parte do Democratas não terá grandes dificuldades até porque a LDO vai possibilitar que se o Orçamento não estiver aprovado os duodécimos possam ser transferidos para o Poder Executivo para o custeio de suas obrigações fundamentais. 

(Repórter) O relator do Orçamento de 2015, senador Romero Jucá do PMDB de Roraima, disse que não há uma data certa para a votação do projeto pelo plenário do Congresso Nacional. Mas voltou a defender a autoconvocação a partir do dia 22 de dezembro a fim de garantir a aprovação da proposta orçamentária. 

(Romero Jucá) Temos prazo de emendas até terça-feira. A partir daí, os relatores setoriais terão que apresentar o relatório e aprovar. Posso consolidar esse material e aprovar rapidamente. Agora, eu dependo do ritmo dos 10 relatores setoriais de entregarem as peças para haver a consolidação. Portanto, não dá ainda para marcar definitivamente uma data de votação. 

(Repórter) Mas o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, descartou a autoconvocação do Congresso Nacional. Ele defende um acordo para a votação do Orçamento até a próxima segunda-feira.
15/12/2014, 08h05 - ATUALIZADO EM 15/12/2014, 08h05
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00