Projeto pode estender voto em trânsito para todos os cargos — Rádio Senado

Projeto pode estender voto em trânsito para todos os cargos

LOC: UM PROJETO DE LEI PODE PERMITIR O VOTO EM TRÂNSITO PARA TODOS OS CARGOS EM DISPUTA NAS ELEIÇÕES. 

LOC: NAS ELEIÇÕES GERAIS DESTE ANO MAIS DE 80 MIL ELEITORES SOLICITARAM A JUSTIÇA ELEITORAL O VOTO FORA DO DOMICÍLIO ELEITORAL. 

REPÓRTER: O Projeto de Lei do senador Ruben Figueiró, do PSDB do Mato Grosso do Sul, permite o voto em trânsito para todos os cargos em disputa nas eleições gerais e municipais. Atualmente a legislação eleitoral só permite o voto em trânsito para os cargos de Presidente e Vice-presidente da República. Para Figueiró a legislação atual está ultrapassada e precisa ser alterada para garantir a todo cidadão o direito ao voto em qualquer localidade do país. 

Ruben Figueiró:  "A legislação de hoje, no meu modo de entender, é uma legislação antiquada, retrógada, ultrapassada e diria até de 'neusárica'. Porque o direito de voto é um direito de cidadania. O eleitor tem o direito de votar aonde estiver e a legislação, a lei, tem que faculta-lo o exercício desse direito." 

Repórter: O voto em trânsito acontece quando o eleitor se ausenta do domicilio eleitoral no dia da eleição. Nesses casos, ele pode solicitar o voto na cidade onde estiver. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral, TSE, mais de 80 mil eleitores solicitaram o voto em trânsito nas eleições de outubro. Ruben Figueiró acredita que a implementação da lei não terá dificuldades.

Ruben Figueiró: "Como já há uma disciplina para o voto em trânsito para Presidente e Vice-Presidenta da República, naturalmente não será difícil a Justiça Eleitoral adapta-la as novas condições estabelecidas pela futura lei e preconizadas pelo meu projeto."

Repórter: O projeto já foi aprovado no Senado e aguarda a apreciação na Câmara dos Deputados. 
12/12/2014, 04h51 - ATUALIZADO EM 12/12/2014, 04h51
Duração de áudio: 01:34
Ao vivo
00:0000:00