CRA debate elaboração de políticas públicas para criação de equinos — Rádio Senado

CRA debate elaboração de políticas públicas para criação de equinos

LOC: AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATEU A ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIAÇÃO DE EQUINOS.  

LOC: O BRASIL POSSUI O MAIOR REBANHO DE EQUINOS DA AMÉRICA LATINA E O TERCEIRO MAIOR DO MUNDO.REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

(Repórter) A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária recebeu representantes do governo e criadores de equinos para debater o Projeto de Lei do Senado 254 de 2014, que estabelece diretrizes para a criação de cavalos, asnos, burros e jumentos. O autor do projeto é o senador Antônio Aureliano, do PSDB de Minas Gerais. Aureliano disse que o setor precisa de uma legislação específica diante da importância econômica e histórica dos equinos. 

(Antônio Aureliano) “Os brasileiros e inúmeros outros povos historicamente se associaram à força e à mobilidade do cavalo no transporte, no lazer, no uso policial-militar, na saúde física e mental do ser humano. Apesar da importância dos equinos nas atividades elencadas, a legislação brasileira não contempla dispositivos de planejamento, acompanhamento, de controle e de estímulo à equinocultura.” 

(Repórter) Para a representante do Ministério da Agricultura e Abastecimento, Raquel Caputo, é preciso capacitar melhor os criadores. 

(Raquel Caputo) “O que a gente precisa realmente é capacitar melhor, levar mais as informações aos produtores para que eles estejam mais conscientes. Então para que atualizem sempre os dados, sigam as legislações, que realmente eles cumpram com as legislações.” 

(Repórter) O Superintendente da Associação Brasileira do Quarto de Milha, Celso Arras, destacou que a equideocultura gera mais de três milhões de empregos. No entanto esses números são desconhecidos pela população. 

(Celso Arras) “O setor tem uma receita maior que 13 bilhões de reais, mais do que 3 milhões de pessoas envolvidas direta e indiretamente, contingente maior do que a indústria automobilística e realmente esses dados são tão grandes e desconhecidos pela a sociedade Brasileira.” 

(Repórter) O projeto de Aureliano aguarda a apresentação de relatório pelo senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária.
11/12/2014, 05h24 - ATUALIZADO EM 11/12/2014, 05h24
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00