Geração de energia solar pode ganhar incentivos fiscais — Rádio Senado

Geração de energia solar pode ganhar incentivos fiscais

LOC: A IMPORTAÇÃO DE EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NA GERAÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DO SOL DEVE FICAR ISENTA DE IMPOSTO. 

LOC: É O QUE DETERMINA PROJETO DE LEI APROVADO NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: A proposta é do senador Ataídes Oliveira, do Pros de Tocantins. Para ele, o Brasil corre um sério risco se deixar de investir em todas as possibilidades de energia. 

(ATAÍDES): Mesmo diante do nosso PIB baixo, corremos sérios riscos. E se tivermos um acréscimo no nosso PIB, que é o esperado por todos nós, vamos ter problemas de apagões. 

(REPÓRTER) Por isso, Ataídes Oliveira apresentou um projeto de lei para isentar do imposto a importação de equipamentos e peças destinados à geração de energia a partir do sol. O relator, senador Casildo Maldaner, do PMDB de Santa Catarina, defendeu a iniciativa na Comissão de Assuntos Econômicos. Mas colocou no texto uma ressalva, de que a isenção de imposto só vale para equipamento sem similar no País. 

(CASILDO) Acho que isso será fundamental, não havendo similar, não havendo concorrência, na hora que o Brasil produzir equipamentos idênticos, deixa de existir. Então é algo para socorrer, estimular a produção dos equipamentos no Brasil. E quando não tiver, ajudar nisso. 

(REPÓRTER) Se não houver recurso para votação no Plenário do Senado, o projeto de lei poderá seguir para a análise da Câmara dos Deputados.
01/12/2014, 00h31 - ATUALIZADO EM 01/12/2014, 00h31
Duração de áudio: 01:23
Ao vivo
00:0000:00