Comissão debate federalização da educação básica — Rádio Senado

Comissão debate federalização da educação básica

LOC: A FEDERALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA FOI TEMA DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO NESTA QUARTA-FEIRA. 

LOC: ALÉM DOS INTEGRANTES DA COMISSÃO, A REUNIÃO CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES PREMIADOS NO PROGRAMA JOVEM SENADOR 2014. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: A escolha do tema da audiência foi feita pelos próprios educadores que vieram participar do Programa Jovem Senador. O consultor do senado Waldery Rodrigues Junior apresentou a proposta de federalização da educação de autoria do senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, que está em discussão na Casa. Waldery Rodrigues apresentou cálculos que demonstram a viabilidade da implantação do projeto no prazo de vinte anos utilizando pouco menos de dez por cento do PIB do país. Os investimentos vão permitir que a educação pública brasileira alcance o nível das nações que lideram os rankings internacionais, como a Coréia do Sul e a Finlândia. Na opinião dele, o gasto é compatível com a realidade brasileira. 

(Waldery Rodrigues Junior) 160 milhõezinhos só, pra pegar uma cidade típica brasileira de 36 mil habitantes e transformá-la em educação de altíssima qualidade. Custa somente 160 milhões de reais por ano. é muito pouco, mas o município não tem esse dinheiro. A União tem.”(Ana) Para o senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, os professores precisam acompanhar a discussão no parlamento de projetos sobre a educação e fiscalizar a ação dos seus representantes para defender o ensino publico com qualidade. 

( Inácio Arruda) porque se você pega milhões de brasileiros e quer dar a ele a oportunidade de ter uma escola boa tem um gasto razoável, não pé barato. isso sai caro. É caro mas deve ser feito para você evitar que se criminalize a juventude. 

(REPÓRTER) o senador Paulo Davim, do PV do rio Grande do Norte, presidente da comissão do programa jovem senador, lembrou que os educadores são essenciais para divulgar o Prêmio nas cidades. 

(Paulo Davim) mas se o professor conhecer de perto esse projeto eu tenho certeza que teremos aliados fortes, para ajudar a capilarizar esse projeto. Queremos que a sociedade por inteiro se politize e nada melhor do que começarmos pela juventude. 

(REPÓRTER) O senadores Wilson Matos, do PSDB do Paraná e Paulo Paim do PT do Rio Grande do Sul também participaram da audiência publica.
19/11/2014, 00h45 - ATUALIZADO EM 19/11/2014, 00h45
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00