Jayme Campos quer regulamentar atividade de vigia autônomo — Rádio Senado

Jayme Campos quer regulamentar atividade de vigia autônomo

LOC: UM PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO SENADOR JAYME CAMPOS, DO DEMOCRATAS DE MATO GROSSO, PRETENDE REGULAMENTAR A ATIVIDADE DE VIGIA AUTÔNOMO. 

LOC: O TEXTO ESTÁ NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS E DEVE SER VOTADO NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA. REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

(Repórter) O projeto de lei regulamenta a atividade de vigia autônomo e cria requisitos mínimos para o exercício da profissão. O texto define como autônomo o trabalhador que faz a vigilância de imóveis residenciais ou comerciais, sem portar armas e é remunerado sem vínculo empregatício. O autor do projeto, senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, disse que o vigia tem um importante papel social. 

(Jayme Campos) “Trata-se de uma medida de grande alcance social, uma vez que as condições de segurança em nossas cidades, sobretudo nos grandes centros urbanos, fazem surgir uma crescente demanda por esses serviços. Sabemos que o vigia desenvolve relevante papel na segurança preventiva e no apoio ao bem-estar e à tranquilidade da população nas comunidades onde atua.” 

(Repórter) Para exercer a atividade o profissional deve ser maior de 21 anos, ter residência fixa, não possuir antecedentes criminais, receber treinamento em segurança privada e registrar-se nos órgãos de segurança pública dos estados, municípios e do Distrito Federal. Jayme Campos acredita que a regulamentação tire da informalidade mais de um milhão de trabalhadores. 

(Jayme Campos) “São 1,5 milhão de trabalhadores, que, até hoje, não têm sua profissão regulamentada. Acho que o mínimo que temos que lhes dar é segurança e, sobretudo, condições de serem, de fato, trabalhadores com carteira assinada e regulamentada a sua profissão.” 

(Repórter) Se for aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais, o projeto segue para análise na Câmara dos Deputados.
17/11/2014, 05h30 - ATUALIZADO EM 17/11/2014, 05h30
Duração de áudio: 01:32
Ao vivo
00:0000:00