Projeto de jovem senadora será votado em Plenário — Rádio Senado

Projeto de jovem senadora será votado em Plenário

LOC: TRÊS PROJETOS DE LEI QUE TRATAM DE EDUCAÇÃO ESTÃO NA PAUTA DO SENADO E PODEM SER VOTADOS NESTA TERÇA-FEIRA.  

LOC: UM DELES, OBRIGA O SISTEMA DE ENSINO A IDENTIFICAR ESTUDANTES COM BAIXO RENDIMENTO E OFERECER A ELES UM PLANO DE RECUPERAÇÃO ESCOLAR. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) O projeto de lei foi apresentado pela estudante Rafaela de Souza e Silva no programa Jovem Senador e foi acatado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. De acordo com a proposta, os sistemas de ensino fundamental e médio devem identificar os estudantes com baixo rendimento ou baixa frequência, e incluí-los em plano de recuperação. A providência deve ser adotada até o final do primeiro bimestre letivo. Ampliação do horário escolar, visita de educadores à família e, se necessário, assistência psicológica ao estudante são as medidas a serem adotadas. A senadora Lúcia Vânia, do PSDB de Goiás, que relatou a matéria na Comissão de Educação, observou que o baixo rendimento escolar é causado por diversos fatores, e não pode ser considerado como uma falha apenas do aluno. 

(Lúcia Vânia) “O baixo rendimento escolar foi tratado como um problema individual. A massificação da escola não ocorreu no mesmo passo do necessário cuidado para que nenhuma criança fosse deixada para trás. O resultado disso foi a exclusão dos estudantes, justamente aqueles que mais precisam de apoio. Muitos pais não dispõem de conhecimentos suficientes; têm dificuldade para ajudar as crianças com problemas de aprendizagem”. 

(Repórter) Para o senador Wilson Matos, do PSDB do Paraná, o projeto é bom, mas não soluciona o problema da educação no país. Em sua opinião, o próprio sistema educacional brasileiro é responsável pelo atraso dos estudantes. 

(Wilson Matos) “Quem causa essa defasagem do conhecimento é o próprio modelo educacional brasileiro, é o principal causador desses alunos que parecem com fragilidade de aprendizagem na sala de aula. O que pode se esperar das nossas crianças na escola? Multidões de crianças com dificuldade de aprendizagem”. 

(Repórter) Também está na pauta do Plenário do Senado o projeto de lei que exige a presença de professores qualificados na rede pública de ensino, e o que trata da realização de cursos de mestrado e doutorado a distância.
14/11/2014, 04h46 - ATUALIZADO EM 14/11/2014, 04h46
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00