Comissão pode votar projeto que incentiva doações para times de futebol — Rádio Senado

Comissão pode votar projeto que incentiva doações para times de futebol

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PODE VOTAR NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA UM PROJETO QUE INCENTIVA TORCEDORES E EMPRESAS A FAZEREM DOAÇÕES PARA TIMES DE FUTEBOL NAS SÉRIES C OU D DO CAMPEONATO BRASILEIRO. 

LOC: A PROPOSTA PERMITE QUE SEJAM DEDUZIDOS DO IMPOSTO DE RENDA OS VALORES GASTOS COM PATROCÍNIO OU DOAÇÃO A ASSOCIAÇÕES DESPORTIVAS QUE MANTENHAM EQUIPE DE FUTEBOL PROFISSIONAL. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: O projeto determina que os valores gastos com o patrocínio ou doações de pessoas ou empresas a equipes de futebol das séries C e D do campeonato brasileiro poderão ser abatidos do Imposto de Renda. A proposição autoriza a dedução do dinheiro doado com essa finalidade por 5 anos, contados a partir de 2014, e limita a dedução a 5% do imposto devido para pessoas jurídicas e a 10 por cento para pessoas físicas. O autor do projeto, senador Aníbal Diniz, do PT do Acre, justificou que as dificuldades financeiras das equipes de futebol profissional, principalmente as que disputam as divisões inferiores do campeonato brasileiro, impedem o desenvolvimento do esporte e agravam a crise no setor. Para Aníbal Diniz, a Lei Federal de Incentivo ao Esporte, de 2006, foi incapaz de aumentar a receita dos clubes de futebol. Ele afirmou que “ou se altera a legislação para garantir ajuda financeira ao futebol, ou o brasileiro assistirá à derrocada da mais importante expressão popular do País”. A relatora, senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, destacou que o projeto é objetivo ao beneficiar times de futebol de todos os estados, que tanto precisam de apoio.

(ANA AMÉLIA) não é só pelo interesse regional, é pela relevância para o Brasil porque esses da série c ou outras séries de base do futebol,faltam a eles aquilo que nas transmissões são para os times da primeira divisão, então o volume de recursos será maior, e eles sofrem com a escassez..isso tem a ver com a cultura do nosso pais. 

(REPÓRTER) Depois de passar pela Comissão de Educação, o projeto será terminativo na Comissão de Assuntos Econômicos. Se aprovado, poderá seguir direto para a Câmara dos Deputados sem necessidade de passar pelo Plenário.
13/11/2014, 10h58 - ATUALIZADO EM 13/11/2014, 10h58
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00