SUS oferecerá transplante de medula para doença falciforme a partir de 2015 — Rádio Senado

SUS oferecerá transplante de medula para doença falciforme a partir de 2015

LOC: AS PESSOAS COM DOENÇA FALCIFORME PODERÃO TER ACESSO AO TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE A PARTIR DE 2015. 

LOC: A NOVIDADE FOI APRESENTADA EM UMA AUDIENCIA PÚBLICA QUE DISCUTIU A DOENÇA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO NA MANHA DESTA SEGUNDA-FEIRA. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) O SUS vai oferecer o transplante de medula para a doença falciforme a partir de 2015. A informação foi passada pelo coordenador nacional do sistema de transplantes do ministério da saúde Heder Murari Borba durante a audiência publica que abordou o tratamento dos doentes falciformes no Brasil. Com o tema “doença da população negra e a dignidade da pessoa”, representantes das associações de apoio aos doentes, especialistas do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação falaram sobre os desafios no tratamento dos portadores dessa doença genética que atinge aproximadamente 25 mil pessoas, a maioria afrodescendentes. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, autor do requerimento para a audiência pública, vai convidar o ministério da saúde para falar sobre o transplante para os doentes falciformes quando o documento for publicado. 

(Paulo Paim) “gostaria que o próprio ministro aqui acompanhado dessa mesa viesse aqui conosco naquele dia apresentando a portaria oficialmente e pudesse fazer uma palestra sobre a importância do transplante da medula óssea e claro com o foco nesse caso aqui da anemia falciforme”. 

(Repórter) A presidente da federação nacional que reúne as pessoas com doença falciforme, Maria Zenó Soares, explicou que o principal problema enfrentado pelos doentes é a falta de conhecimento por parte dos profissionais de saúde dos serviços de urgência e emergência.  

(Maria Zenó Soares) A doença falciforme ela realmente não é uma doença de negro, mas é uma prevalência de noventa e cinco por cento. Então a gente sabe que o racismo existe de fato. Então a urgência e emergência hoje,. As crises e intercorrências ela vem de uma hora pra outra e os serviços não estão preparados para receber essas pessoas levando essas pessoas a um sofrimento desnecessário.

(Repórter) A representante do ministério da educação Macaé Maria Evaristo, explicou que o MEC e o ministério da saúde vão capacitar 700 professores dos estados com maior incidência da doença para identificar e acompanhar o rendimento escolar das crianças que tem a doença falciforme. Segundo o ministério da saúde, o índice de evasão escolar entre as crianças com a doença é alto por causa das hospitalizações para o tratamento das crises relacionadas ao problema. Hoje, a doença falciforme pode ser detectada pro meio do teste do pezinho e por exames de sangue. Existem tratamentos que atenuam os sintomas e controlam a doença, mas a única possibilidade de cura disponível é o transplante de medula.
10/11/2014, 01h28 - ATUALIZADO EM 10/11/2014, 01h28
Duração de áudio: 02:47
Ao vivo
00:0000:00