Plenário pode aprovar MP que trata da carreira de delegado da Polícia Federal — Rádio Senado

Plenário pode aprovar MP que trata da carreira de delegado da Polícia Federal

LOC: ESTÁ NA PAUTA DO PLENÁRIO DO SENADO E PODERÁ SER APROVADA NESTA TERÇA-FEIRA A MEDIDA PROVISÓRIA QUE TRATA DA CARREIRA DE DELEGADO DA POLÍCIA FEDERAL.

LOC: APESAR DE HAVER CONSENSO ENTRE AS LIDERANÇAS DA CASA PELA APROVAÇÃO DA MP 657, PARTE DA CATEGORIA É CONTRÁRIA À MATÉRIA. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

TÉC: De acordo com a MP, delegados federais são responsáveis pela direção das atividades do órgão e exercem função de natureza jurídica e policial, essencial e exclusiva do Estado. Assim, a Medida Provisória modifica a forma de ingresso na carreira de delegado da Polícia Federal e torna exclusivo a eles o acesso a posições de direção e ao cargo de diretor-geral da corporação. É nesse ponto que agentes da Polícia Federal e outros profissionais da categoria divergem. Eles consideram que a medida vai estabelecer hierarquia entre as carreiras. O líder do PT no Senado, senador Humberto Costa, de Pernambuco, defende a aprovação da MP e destacou que outras discussões sobre o tema podem acontecer. 

(HUMBERTO) Que nós pudéssemos fazer essa votação e pacificar a Polícia Federal, sem prejuízo de outras discussões e outros aprofundamentos que vão acontecer entre governo e Polícia, entre Congresso e Polícia”. O senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, lembrou que a matéria é fruto de amplo entendimento e o Senado deve se pronunciar. 

(FERRAÇO) Há toda uma convergência, todo um entendimento nessa direção. A Câmara Federal já se manifestou. Só falta o Senado se manifestar para que nós possamos, fruto de um amplo acordo que foi feito, com a instituição, com o Poder Executivo, recebendo apoio da comissão, que possamos enfrentar em definitivo essa questão. 

(Repórter) Se não for votada, a MP passará a trancar a pauta a partir do dia 28 de novembro. Os senadores também devem votar nesta terça-feira a indicação de Maria Helena Mallmann para o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho. Ela foi indicada ao cargo em decorrência da aposentadoria do ministro Carlos Alberto Reis de Paula.
07/11/2014, 04h11 - ATUALIZADO EM 07/11/2014, 04h11
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00