CRA debate andamento das obras de transposição do Rio São Francisco — Rádio Senado

CRA debate andamento das obras de transposição do Rio São Francisco

LOC: A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO FOI TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE AGRICULTURA. 

LOC: A INTENÇÃO FOI AVALIAR A OBRA DENTRO DA POLÍTICA NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: A transposição do rio São Francisco foi tema de audiência pública na comissão de agricultura. A intenção é avaliar a obra dentro da política nacional de recursos hídricos para o semi-árido nordestino. O senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, que vai relatar a análise das políticas públicas na comissão, acredita que a transposição do Rio São Francisco é um tema prioritário para o governo. 

(Acir Gurgacz) Entendo que as políticas nacionais de recursos hídricos e as políticas setoriais do semi árido como a transposição do rio são Francisco precisam ser ativadas plenamente e para atender as peculiaridades e as necessidades regionais. 

(REPÓRTER) Participaram do debate representantes do Ministério da Agricultura, da Agência Nacional de Águas e do Ministério da Integração Nacional, responsável por gerenciar as obras. O representante do ministério da Integração, Irany Braga Ramos, lembrou que a prioridade do projeto é garantir o abastecimento das cidades da região, mas existe a previsão do uso da água em áreas agrícolas. 

(Irany) O objetivo dele é o abastecimento humano e urbano,. No entanto é um canal de usos múltiplos então ele permite a irrigação a partir dele e já há estrutura que são pensadas para potenciar isso. 

(REPÓRTER) O senador Kaká Andrade, do PDT de Sergipe, chamou a atenção para a baixa vazão do rio em diversos pontos. Segundo o senador, isso requer maiores cuidados por parte dos ministérios envolvidos no projeto de revitalização para que a população não seja ainda mais afetada 

(Kaká Andrade) Deixo aqui como sugestão que seja muito bem pensada nessa questão que o rio São Francisco precisa de quantidade de água. 

(REPÓRTER) Os representantes do Ministério da Agricultura e da Agência Nacional de Águas lembraram que existem ações integradas dento do governo para garantir a revitalização, como projetos de preservação de nascentes e reflorestamento de margens e investimentos em saneamento básico das cidades que ficam as margens do rio. A expectativa do governo é que as obras da transposição sejam concluídas em dezembro de 2015.
06/11/2014, 00h43 - ATUALIZADO EM 06/11/2014, 00h43
Duração de áudio: 02:23
Ao vivo
00:0000:00