Comissão debate preparação do Brasil para COP-20 — Rádio Senado

Comissão debate preparação do Brasil para COP-20

LOC: A COMISSÃO MISTA DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS DISCUTIU HOJE A PREPARAÇÃO DO BRASIL PARA A CONFERÊNCIA DA ONU SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS COP-20, QUE SERÁ REALIZADA EM LIMA, PERU, EM DEZEMBRO.  

LOC: NA COP-20 DEVE SER COSTURADO NOVO ACORDO CLIMÁTICO GLOBAL A SER FIRMADO EM 2015, EM PARIS, COM NOVAS METAS DE REDUÇÃO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA PARA TODOS OS PAÍSES. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(Repórter) O subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores, José Antônio Marcondes de Carvalho, participou da reunião com deputados e senadores. O embaixador fez um relato dos últimos encontros diplomáticos sobre mudanças climáticas e o que o Itamaraty espera para a COP-20, em dezembro no Peru, e do novo acordo que deverá ser firmado em Paris, no ano que vem. José Marcondes de Carvalho disse que o Brasil continua defendendo a Convenção-Quadro da Onu para Mudanças Climáticas, inclusive no que se refere ao tratamento diferenciado para as nações em desenvolvimento. 

(José Antônio Marcondes de Carvalho) O que venha a ser acordado nessa negociação que culminará em Paris e entrará em vigência a partir de 2020, é que não se criem entraves desnecessários a nossa necessidade de desenvolvimento. 

(Repórter) O vice-presidente da Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas, senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, considera o Brasil vanguarda na área de meio ambiente. E que o governo brasileiro deve insistir para que países desenvolvidos financiem, efetivamente, ações de conservação ambiental. 

(Inácio Arruda) O Brasil precisa cobrar, agir com mais força nesse sentido. Acho que é uma coisa preparatória, como a gente mantém as conquistas e avança aos poucos e cobra daqueles que poluíram, já destruíram, já desmontaram nas suas nações e querem continuar poluindo mas não querem contribuir com os países menos desenvolvidos para que eles possam também manter programas de conservação. 

(Repórter) A COP-20, ou a vigésima Conferência entre as partes das Nações Unidas sobre o clima, acontecerá de primeiro a 12 de dezembro na capital peruana, Lima. Há uma expectativa de que as representações diplomáticas consigam chegar a um texto com novas metas para a redução de gases que causam o efeito estufa. O acordo seria votado no final de 2015, durante a COP-21, na capital da França, Paris.
30/10/2014, 00h20 - ATUALIZADO EM 30/10/2014, 00h20
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00