CMO adia votação de MP que abre crédito de mais de R$ 5 bilhões para FIES — Rádio Senado

CMO adia votação de MP que abre crédito de mais de R$ 5 bilhões para FIES

LOC: COMISSÃO DE ORÇAMENTO ADIA VOTAÇÃO DE MEDIDA PROVISÓRIA QUE ABRE CRÉDITO DE MAIS DE CINCO BILHÕES PARA O FIES.  

LOC: NOVA REUNIÃO ESTÁ MARCADA PARA 4 DE NOVEMBRO. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA 

(Repórter) Está na pauta da Comissão Mista de Orçamento a Medida Provisória 655 de 2014 que abre crédito extraordinário de cinco bilhões e quatrocentos milhões de reais para o FIES, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior. O programa do Ministério da Educação concede bolsas a estudantes matriculados em universidades particulares. O dinheiro será utilizado para a concessão de novos financiamentos e para a renovação semestral dos contratos já formalizados. O senador Antônio Carlos Rodrigues, do PR de São Paulo, está confiante na aprovação de seu relatório. 

(Antônio Carlos Rodrigues) “Sem dúvida nenhuma. Você acha que alguém vai votar contra destinar fundo de financiamento ao estudante? O FIES é um programa importantíssimo. Você imagina o filho de um motorista , o filho de um operário, jamais podiam fazer uma graduação.” 

(Repórter) Uma MP semelhante, a 642 de 2014, foi promulgada em julho, e já destinou quatro bilhões e novecentos milhões de reais ao FIES em crédito extraordinário. Segundo a Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, houve um crescimento exponencial na demanda pelo FIES desde 2010, quando os juros foram reduzidos para 3,4% ao ano. O consultor de orçamento do Senado, Juci Melim Junior, explica que a dotação orçamentária do programa prevista para 2014 era de apenas um bilhão e meio de reais. 

(Juci Melim Junior) “Já havia previsão de que esse valor deveria ser muito maior. Quer dizer, se só se mantivessem os valores do ano anterior, se as pessoas só renovassem o seu financiamento, já se esperava um valor muito maior do que 1 bilhão e quinhentos milhões. Em 2013 e 2014 o Governo não planejou como poderia ter planejado, talvez, mas isso não se repetiu nesse ano, para 2015.” 

(Repórter) Para 2015, já estão previstos doze bilhões e quatrocentos milhões de reais para o FIES. 
29/10/2014, 07h58 - ATUALIZADO EM 29/10/2014, 07h58
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00