PMDB, PT e PSDB serão os partidos com as maiores bancadas no Senado — Rádio Senado

PMDB, PT e PSDB serão os partidos com as maiores bancadas no Senado

LOC: NO ANO QUE VEM, UM TERÇO DO SENADO FEDERAL SERÁ RENOVADO E OS NOVOS REPRESENTANTES FORAM DECIDIDOS NESTAS ELEIÇÕES. 

LOC: COM AS MUDANÇAS, OS PARTIDOS QUE TERÃO AS MAIORES BANCADAS SERÃO O PMDB, O PT E O PSDB, COMO INFORMA A REPÓRTER LUCYENNE LANDIM.  

(Repórter) Assim como na atual Legislatura e contando os titulares dos mandatos, o PMDB será o partido com a maior bancada no Senado Federal a partir do ano que vem, quando um terço da Casa será renovado. A sigla terá dezenove das oitenta e uma cadeiras. Para o senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, o partido conseguiu se manter com um grande número de parlamentares pela competência com que enfrenta momentos críticos. 

(Eduardo Braga) O PMDB vem sendo responsável pela capacidade de governança e de governabilidade no Senado. Nós temos garantido o equilíbrio da República no Senado e temos, ao mesmo tempo, oferecido nos momentos mais críticos a capacidade de governabilidade pro país. 

(Repórter) O PT também seguirá com o mesmo número de senadores: serão treze. Logo depois, vem o PSDB, com dez representantes. As bancadas do PDT e do PSB terão seis parlamentares cada uma. Em sexto lugar, estão o Democratas e o PP, que terão cinco senadores. Um dos novos pepistas é Gladson Cameli, do Acre, que assumirá uma vaga no Senado logo após o fim do mandato como deputado federal. E priorizar o povo acreano, além de todos os brasileiros, é uma das medidas defendidas por Gladson Cameli. 

(Gladson Cameli) Defender as grandes reformas que o nosso país precisa, como a reforma política, a reforma tributária, o Código Penal brasileiro precisa ser atualizado, colocar sempre em primeiro lugar o Brasil e o meu estado, o Acre e as pessoas, pra que a gente possa realmente fazer uma política séria, uma política com propostas novas que venham defender o povo brasileiro. 

(Repórter) Outras duas bancadas terão o mesmo número de senadores. O PSD e o PR terão quatro cadeiras cada partido. Em seguida, com três senadores, está o PTB. Para completar o ranking, seis partidos terão apenas um representante no Senado Federal. São o PCdoB, PSOL, PSC, PPS, PRB e o Solidariedade.
28/10/2014, 04h27 - ATUALIZADO EM 28/10/2014, 04h27
Duração de áudio: 02:16
Ao vivo
00:0000:00