PMDB elege sete governadores e PT e PSDB cinco cada um — Rádio Senado

PMDB elege sete governadores e PT e PSDB cinco cada um

LOC: NAS ELEIÇÕES PARA OS GOVERNOS DOS ESTADOS, O PMDB VAI COMANDAR SETE UNIDADES DA FEDERAÇÃO A PARTIR DE 2015.  

LOC: PT E PSDB FICARAM COM CINCO ESTADOS CADA UM. OS DETALHES COM A REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

TÉC: O PMDB foi o principal vitorioso na disputa pelos governos estaduais. A sigla do vice-presidente Michel Temer conquistou sete estados: Alagoas, Espírito Santo, Sergipe e Tocantins, no primeiro turno, e Rio de Janeiro, Rondônia e Rio Grande do Sul nesta segunda etapa das eleições. No Senado Federal, a vitória no estado gaúcho foi comemorada por Pedro Simon, também do PMDB, que fez questão de elogiar a competência do governador eleito, José Ivo Sartori. 

(Simon) O Sartori é uma pessoa excepcional, de grande capacidade, de grande competência, a realização de seu governo da prefeitura de Caxias do Sul foi um marco orientador do que ele vai fazer no Rio Grande do Sul. 

(Repórter) PT e PSDB vão governar cinco estados cada um. Além de Bahia, Minas Gerais e Piauí, o PT garantiu a vitória no Ceará e no Acre neste segundo turno. Já o PSDB, que venceu no Paraná e em São Paulo no primeiro turno, elegeu neste domingo os governadores de Goiás, Pará e Mato Grosso do Sul. Para o senador sul-mato-grossense Ruben Figueiró, do PSDB, com a vitória de Reinaldo Azambuja no estado serão resolvidas questões importantes. 

(Figueiró) Resolver a questão indígena, que hoje abala muito a tranquilidade social do nosso estado. Outra questão é o problema da saúde, que é trágica aqui a situação, como em todo o Brasil. A educação também vai ser um dos polos da sua atenção, e também a questão logística, de transporte. 

(Repórter) Na lista dos partidos que conquistaram mais governos o PSB aparece em quarto lugar, com três estados, dois deles decididos no segundo turno: Distrito Federal, com o senador Rodrigo Rollemberg, e Paraíba, com Ricardo Coutinho. Já PDT e PSD vão ter dois governadores cada. Completam o ranking, com um estado, PP, que venceu neste segundo turno em Roraima com Suely Campos; PROS, vitorioso no Amazonas com José Melo; e PCdoB, que conquistou o governo do Maranhão, ainda no primeiro turno, com Flávio Dino.
26/10/2014, 10h34 - ATUALIZADO EM 26/10/2014, 10h34
Duração de áudio: 02:17
Ao vivo
00:0000:00