CPI mista da Petrobras deve ser prorrogada até dezembro — Rádio Senado

CPI mista da Petrobras deve ser prorrogada até dezembro

LOC: A CPI MISTA DA PETROBRÁS DEVE SER PRORROGADA ATÉ DEZEMBRO. 

LOC: DOIS REQUERIMENTOS PEDINDO A EXTENSÃO DO PRAZO JÁ ESTÃO PRONTOS E AGUARDAM ASSINATURAS. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA 

(Repórter) O presidente da CPI Mista que investiga supostas irregularidades na Petrobrás, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, quer prorrogar os trabalhos da Comissão. Ela foi instalada no dia 28 de maio e tinha previsão de funcionar por 180 dias. O prazo final seria dia 23 de novembro, mas segundo o relator da CPI, deputado Marco Maia, do PT do Rio Grande do Sul, a Comissão vai trabalhar até 21 de dezembro. 

(Marco Maia) “Olha, a CPI pode ser prorrogada por mais 30 dias. Então nós recalculamos os prazo da CPMI, nós temos até o dia 23 para realização da CPMI, no prazo normal. Nós vamos prorrogá-la por mais 30 dias até o dia 21 de dezembro.” 

(Repórter) Com a participação de muitos parlamentares em atividades eleitorais, o funcionamento da CPI foi prejudicado. Algumas sessões chegaram a ser canceladas por falta de quórum. Além disso, mais de 400 requerimentos aguardam deliberação desde a última sessão deliberativa, realizada em julho. A previsão do senador Vital do Rêgo é que o ritmo da CPI volte ao normal após as eleições. 

(Vital do Rêgo) “Depois do processo eleitoral vamos tocar com maior celeridade a CPI até porque estaremos colhendo as assinaturas para a prorrogação que é um requerimento de nossa autoria com o deputado relator Marco Maia.”  

(Repórter) A coleta de assinaturas já começou. Para que os requerimentos sejam aprovados, um terço dos membros de cada Casa precisa ser favorável ao prolongamento das atividades da CPI: 27 senadores e 171 deputados. A próxima reunião da comissão está marcada para quarta-feira, 29 de outubro, quando deve ser o ouvido o doleiro Alberto Youssef.
23/10/2014, 05h48 - ATUALIZADO EM 23/10/2014, 05h48
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00